Núcleo de Responsabilidade Social realiza rodas de conversa para comunidade do Pau Pelado
Por ALECE30/08/2021 14:35
Compartilhe esta notícia:
O Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta quarta-feira (01/09), a partir das 9 horas, mais uma ação com a comunidade do Pau Pelado, localizada no entorno da Casa Legislativa. O evento será realizado no auditório do Anexo III da Alece. A atividade estava programada inicialmente para ser realizado na terça-feira (31/01).
O evento dá sequência à programação de atividades do NRS, iniciada em agosto. Serão duas rodas de conversa em parceria com a Célula da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Alece e o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA).
Educação ambiental e Direitos Humanos
A primeira roda de conversa vai abordar educação ambiental e cidadania, apresentando à comunidade informações sobre coleta seletiva e compostagem doméstica. O momento será facilitado pelos assessores técnicos da Célula da Agenda Ambiental da Assembleia e engenheiros ambientais Carla Morgana Ferreira e Yuri Passos Santos.
Os integrantes da Célula farão a exposição para a comunidade sobre o tema "Resíduos sólidos, educação ambiental e cidadania". De acordo com Morgana, na oportunidade serão dadas orientações sobre a necessidade de proteção do meio ambiente e ao manejo de resíduos para prevenção de doenças contagiosas. "A preservação da natureza é também uma forma de evitar enfermidade", afirma.
Ela informa ainda que também serão apontados meios de identificar ações eficientes do Estado, no que se refere à gestão socioambiental responsável dentro da comunidade. "Através dessas atividades educativas, serão também mostrados os impactos negativos no meio ambiente e na comunidade quando não são adotadas medidas corretas e eficientes no manejo de resíduos. Há, inclusive, a possibilidade de desenvolvimento de atividade econômica a partir de reciclagem destes resíduos", pontua.
Carla Morgana Ferreira é engenheira ambiental e sanitarista pela Universidade de Fortaleza (Unifor), pós-graduada em Planejamento e Gestão Ambiental na Cadeia Produtiva. É assessora técnica da Célula da Agenda Ambiental da Assembleia, já tendo ministrado cursos e palestras sobre educação ambiental, meio ambiente, e gestão de resíduos sólidos e resíduos perigosos.
Yuri Passos é graduado em engenharia ambiental e sanitária pela Unifor, e cursa pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. É assessor técnico da Célula da Agenda Ambiental, com conhecimentos em Gestão de Projetos, Gestão Ambiental, Eficiência Energética e Educação Ambiental.
Escritório Frei Tito de Alencar
A segunda etapa da manhã de atividades irá promover uma exposição sobre direitos humanos e educação jurídica popular com o coordenador do Escritório Frei Tito, Miguel Rodrigues e o advogado do EFTA, Péricles Moreira.
O coordenador do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar da Assembleia Legislativa, Miguel Rodrigues, irá apresentar toda a equipe que compõe a instituição e irá exibir uma animação sobre direitos humanos. Em seguida, será aberto espaço para interação com a comunidade, seguida de uma exposição sobre os direitos humanos. Ao final, serão indicados os canais de comunicação que a comunidade pode utilizar para entrar em contato com o escritório.
Miguel Rodrigues diz que a atividade faz parte de um ciclo de palestras e oficinas do Núcleo de Responsabilidade Social da Alece, no sentido de aproximar o Poder Legislativo da Comunidade. "O Escritório trabalha com ações de direitos humanos e assessoria jurídica popular. A gente já está acostumado a desenvolver trabalho semelhante nas ações que a gente acompanha, como educação em direitos humanos. Nossa perspectiva é levar à comunidade um pouco sobre o que é o Escritório e o que são os direitos humanos", acentua.
Miguel Rodrigues é advogado, formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2014) e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Ceará. Péricles Moreira é advogado do Escritório Frei Tito de Alencar, defensor dos Direitos Público e Família e Sucessões.
Saiba mais
O Núcleo de Responsabilidade Social da Alece visitou, no mês de agosto, a comunidade do Pau Pelado para ouvir as demandas de atividades dos moradores e alinhar o planejamento de capacitações. No dia 19 de agosto, foi realizada a primeira ação em um espaço da comunidade, com rodas de conversa sobre autocuidado físico e mental, Covid-19 e ansiedade, aleitamento materno e alimentação saudável. O Núcleo foi lançado em junho de 2021, idealizado pela primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão.
Com a coordenação de Luana Brasileiro, o NRS tem como foco a promoção de uma gestão socialmente responsável, igualitária e atuante. O Núcleo busca integrar e ampliar as ações sociais, ambientais e de saúde do Legislativo, bem como realiza projetos inovadores envolvendo diversos setores da sociedade e a comunidade do entorno do Poder Legislativo para um desenvolvimento sustentável.
Serviço: Ação do Núcleo de Responsabilidade Social com a comunidade do Pau Pelado. Dia 01/09 (quarta-feira), a partir das 9 horas. Auditório do Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).
JS, com Assessoria de Imprensa do Núcleo de Responsabilidade Social e do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Alece produz energia fotovoltaica e contribui com sustentabilidade
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, t...
Autor: Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da AleceCompostagem de resíduos orgânicos feita na Alece contribui com sustentabilidade
Buscando promover boas práticas sustentáveis, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Amb...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna