Núcleo de Responsabilidade Social apresenta balanço de dois meses de atividades
Por ALECE10/08/2021 11:19
Compartilhe esta notícia:
O Núcleo de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, que tem a finalidade de identificar e exercer ações eficientes do Estado no que se referem a uma gestão socialmente responsável e igualitária na comunidade do entorno do Poder Legislativo, completa dois meses de atividades com extensa atuação. Conforme destaca Luana Brasileiro, coordenadora do Núcleo, desde julho, o NRS tem realizado encontros com lideranças comunitárias do entorno da Casa a fim de identificar as demandas e definir ações em prol das comunidades.
No segundo semestre deste ano, o Núcleo pretende pôr em prática um projeto de empreendedorismo social para viabilizar a inclusão da população das comunidades no mercado de trabalho. No início, serão beneficiadas populações do Lagamar, Pio XII, Pau Pelado e Trilho, mas a intenção é expandir a ação para contemplar outras comunidades.
Luana Brasileiro ressalta que durante os encontros com as comunidades, o emprego e renda foram apontados como prioridades. Por isso, a necessidade de dar ferramentas para que elas consigam sobreviver de forma sustentável e adequada.
“Com esse intuito, o Núcleo de Responsabilidade Social tem discutido a realização de convênio de cooperação técnica com representantes da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) com o objetivo de oferecer capacitação e apoio para os moradores da comunidade do entorno da Casa Legislativa que tenham interesse em empreender. A ideia é realizar cursos de capacitação em setembro, com duração de seis meses”, adianta.
A coordenadora do NRS destaca que também foi realizada reunião de alinhamento de ações para uma possível parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para que ele possa ajudar na realização de cursos, palestras e na formação dos servidores e da comunidade do entorno da Alece.
Ações
O Núcleo de Responsabilidade Social criou um cronograma de ações educativas por meio de métodos ativos, conscientizando sobre a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente, como também de promoção da saúde e prevenção de doenças a serem realizadas no entorno do Poder Legislativo.
A lista de atividades também incluia realização de um curso sobre Responsabilidade Social para servidores da Assembleia Legislativa, por meio da Célula de Qualificação dos Servidores, o que resultou em Webinar para apresentação do Núcleo.
Com o objetivo de promover troca de experiências, o Núcleo recebeu, no dia 21 de julho, visita de Albert Gradvohl, professor de Gestão Econômica Ambiental do Centro de Comunicação e Gestão da Universidade de Fortaleza (Unifor) e diretor especial de Resíduos Sólidos da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental da Prefeitura de Fortaleza. Na ocasião, foi apresentado o projeto de Certificação de Economia Circular, que trata sobre um programa de bonificação e/ou ação punitiva para com o compromisso do descarte correto e responsável dos resíduos no Ceará.
Recentemente, o Núcleo conheceu o programa “Em Rodas de Biblioterapia”, desenvolvido pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), para estudar a viabilidade de levar a prática à comunidade de forma inovadora. ''Esperamos entregar ao final do ano, como resultado, um portfólio com o levantamento de um projeto exitoso, comprometido com essas ações'', adianta Luana Brasileiro.
Saiba mais
O Núcleo de Responsabilidade Social da Assembleia foi lançado em 7 de junho de 2021. Na ocasião, a primeira-dama do Legislativo cearense e idealizadora do projeto, Cristiane Leitão, ressaltou que o projeto nasceu com o objetivo de centralizar e ampliar as ações sociais desenvolvidas pela Assembleia, tanto para os servidores da Casa quanto para as comunidades do entorno.
O Núcleo tem como finalidade a implantação de ações sociais no entorno da Casa em contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), objetivando proporcionar a formação de uma comunidade mais sustentável e justa, de forma a impactar positivamente e beneficiar seus moradores.
JB, com Assessoria do Núcleo de Responsabilidade Social
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna