Novo site e ferramentas virtuais são apresentados ao presidente da Alece por gestores
Por ALECE15/12/2022 17:26
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Ferramentas virtuais e o novo site da Assembleia Legislativa do Ceará foram apresentados nesta quinta-feira (15/12), no Salão Nobre da Alece, por diretores e coordenadores de setores, em reunião realizada no Salão Nobre da Casa, ao presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT). As ferramentas Prodocs, e-Social, DOAlece e Prolegis, que estão sendo entregues, começaram a se desenvolvidas no início de 2021, com suporte técnico da empresa FábricaInfo.
O presidente Evandro Leitão, ao abrir a reunião, disse reconhecer o trabalho de todos que participaram do processo de elaboração e construção das novas ferramentas e site, lembrando que em grande parte de 2021, a Alece teve de manter as portas fechadas, para atender as medidas sanitárias de combate à pandemia da Covid-19. Ele destacou que a Casa é composta por pessoas representativas da sociedade, e que, portanto todos os segmentos participam da gestão.
De acordo com o presidente, 2022 foi um ano de muitos avanços realizados pela gestão, e parte deles está se concretizando com a entrega das novas ferramentas, que vão ser utilizadas pelos servidores da Alece e também o público em geral. "E que o melhor venha para cada um de nós", disse, saudando pela chega dos festejos natalino.
Novo site da Alece previsto para segunda-feira (19/12)
Coube ao coordenador de Comunicação da Alece, Daniel Sampaio, apresentar o novo site, com previsão de entrar no ar nesta segunda-feira (19/12). Ele apontou que a nova página da Assembleia será mais intuitiva, facilitando a navegação e deixando o acesso mais rápido ao internauta, bem como destacou que o site será responsivo, com conteúdo adaptado aos telefones celulares e Iphones.
"Desde o início da atual gestão, percebemos a importância de haver esta modernização, que agora se conclui", avaliou, asseverando que a versão anterior cumpria com as suas finalidades, apesar de demandar mais tempo para que o interessado conseguisse chegar à informação que buscava. Entre as alterações, houve a redução de banners de nove para cinco na página inicial, a possibilidade de uso de mídias de áudio e vídeo, além de uma nova disposição gráfica. "Será um site completamente novo, bem mais intuitivo e as informações estão melhor hierarquizadas", frisou.
O diretor administrativo e financeiro da Alece, Paulo Neiva, observou que as ferramentas entregues vão tornar mais ágil o trabalho realizado pela Casa. "Será muito facilitada a execução dos processos administrativos e legislativos. São ferramentas modernas de gestão, que receberam, inclusive, muito apoio da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (Coti) e são avanços que a gestão do presidente Evandro Leitão tem feito ao longo dos últimos dois anos", pontuou.
Diário Oficial digital
A coordenadora da Comunicação Legislativa, Laila Freitas, apresentou o Diário Oficial da Assembleia Legislativa digital. Ela explicou que a publicação virtual dará mais agilidade às publicações da Alece. "Hoje, a gente ainda utiliza o Diário Oficial do Estado (DOE), que demanda mais tempo para que aconteça a publicação dos atos do Poder Legislativo", explanou. Segundo afirmou, há uma espera de pelo menos sete dias para que o ato seja publicado pelo DOE. "Agora, no máximo de dois dias, a matéria já está acessível para o público externo", avisou. A nova ferramenta encontra-se em fase de teste até 28 de fevereiro de 2023 e em 1º de março do próximo ano deve iniciar a fase de produção.
Unificação de banco de dados será viabilizada pela ferramenta eSocial
A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Ferreira Lima, informou, durante o encontro, que a Alece é a primeira do país a disponibilizar a ferramenta eSocial, que atende a decreto federal publicado em 2014. Segundo informou, a ferramenta foi finalizada em 14 de novembro e possui cerca de 1.300 campos informacionais e 25 eventos complexos, completamente adequados à legislação e ao sistema nacional de informação.
Conforme explanou Elenice, o eSocial consiste em unificar em um banco de dados todas as informações prestadas pelas empresas do terceiro setor e por órgãos públicos. "Antes, as informações eram remetidas para sete órgãos, tais como Previdência Social, Receita Federal, Caixa Econômica e Banco do Brasil, entre outros. Agora todas as informações, mais detalhadas, são enviadas a um único banco de dados, que é o eSocial, de onde as instituições vão puxar as informações. Trata-se da unificação dos dados dos trabalhadores", explicou a diretora.
Prodocs e Prolegis
O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, trouxe explicações sobre as ferramentas Prodocs e Prolegis. Ele observou que a partir da utilização destes novos recursos digitais, haverá uma redução consistente no uso de papel, que hoje gira em torno de 8,7 toneladas mensais, melhorando a gestão ambiental da Alece e também internalizando os processos da Casa.
"As ferramentas vêm ajudar na transparência. O Prodocs, mais de âmbito interno, contribui para gerar a produção de processos físicos, dando maior eficiência à gestão, diminui custos e resíduos, bem como ajuda na sustentabilidade ambiental da Casa. O Prolegis, por seu turno, é uma plataforma de procedimentos dos processos legislativos, que permite uma abordagem mais qualitativa, que irá rodar todas as mensagens dos Poderes e propostas dos parlamentares. E também dará mais interatividade com o cidadão", acentuou o gestor.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
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