Categoria Matriz

No Dia Mundial da Água, Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental reforça medidas para o consumo responsável

Por Assessoria de Imprensa do Comitê de Responsabilidade Social, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece
22/03/2023 08:22 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Medidas para consumo sustentável são adotadas em setores variados da Alece Medidas para consumo sustentável são adotadas em setores variados da Alece - Publicidade/Alece

O Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22/03), é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas em que comunidades globais refletem a importância do consumo responsável da água para o futuro do planeta. Na Assembleia Legislativa do Ceará, o Comitê de Responsabilidade Social, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, fortalece essa reflexão da importância de preservar os recursos hídricos.

Se portando como uma Casa Legislativa também preocupada com os recursos naturais, a Alece realiza ações e projetos que proporcionam melhor uso dos recursos hídricos, por meio da captação de águas pluviais e de ar-condicionado, reinserindo essas águas na irrigação dos jardins e no nos banheiros do anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

Para Conceição Machado, orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, o trabalho com o reuso das águas possibilita a economia, diminuindo o desperdício e proporcionando o seu uso de forma sustentável. “Dentre todas as ações que trabalhamos aqui na Célula, não poderíamos deixar de trabalhar com os recursos da água. Junto com o departamento de engenharia do anexo III catalogamos as máquinas de ar-condicionado e estamos fazendo o reuso da água. Nossa intenção é fazer o reuso o máximo que a gente puder, trabalhando com muita seriedade em relação a isso”, pondera.

Preocupação com gerações

Para Cristiane Leitão, primeira-dama da Assembleia Legislativa e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social, o parlamento também possui o propósito de se preocupar com as futuras gerações, incentivando ações e projetos que estimulem o crescimento do estado do Ceará de uma forma mais sustentável.

“Água é vida, água é saúde. Através das ações de responsabilidade social praticadas nas sedes do parlamento podemos incentivar as pessoas sobre a importância do consumo da água de forma responsável. Temos a missão de deixar um futuro melhor para as gerações futuras e isso passa também por medidas em que incentivamos o uso responsável dos nossos recursos hídricos”, afirma.

Para Gabriel Farias, engenheiro ambiental e sanitário, é importante inserir o contexto da crise hídrica nordestina, região que até o ano 2021 sofreu de forma severa com a seca, além da situação de risco em que o números rios do país que estavam com o menor volume médio de água dos últimos 91 anos. A situação alarmante chamou atenção de diversas esferas públicas e privadas para a criação de novas ferramentas sanitárias pra reduzir o consumo de água.

“Recentemente tivemos severas crises, como a seca, onde diversas pessoas sofreram com problemas relacionados a falta da água. Para solucionar tais problemas, é preciso pensar cada vez mais em ferramentas sanitárias para reduzir o consumo de afluentes (água bruta) captadas e mitigar os problemas ambientais pelo despejo de efluentes (águas residuarias). Por isso, precisamos usar dessa data do Dia Mundial da Água para refletirmos e buscarmos novas soluções do uso responsável”, complementa.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também