Agenda Cultural

Musical “A Cor Púrpura” chega a Fortaleza

Por ALECE
10/03/2023 16:33 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Espetáculo é baseado no livro de Alice Walker, levada ao cinema por Steven Spielberg Espetáculo é baseado no livro de Alice Walker, levada ao cinema por Steven Spielberg - Arte: Divulgação/Cineteatro São Luiz

O premiado “A Cor Púrpura, o Musical”, espetáculo baseado no livro de Alice Walker, terá temporada no Cineteatro São Luiz, de 16 a 19 de março. Depois de temporadas de sucesso pelo Brasil, o musical mais premiado de todos os tempos volta aos palcos para uma turnê pelo Nordeste trazendo à cena a produção que o consagrou. Os números impressionam: são 17 atores, 90 figurinos e um cenário composto por um palco giratório de seis metros de diâmetro e nove metros de altura e uma escada curva com sistema de travelling.

A peça é permeada por questões sociais de extrema relevância, como a desigualdade, abuso de poder, racismo, machismo, sexismo e a violência contra a mulher.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Bradesco Seguros, o espetáculo original de Tadeu Aguiar tem versão brasileira de Artur Xexéo do texto de Marsha Norman e das músicas de Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray. A peça é baseada no livro de Alice Walker vencedor do prêmio Pulitzer e no famoso filme de Steven Spielberg que teve onze indicações ao Oscar.

Saiba mais

No início do século 20, na Geórgia (Estados Unidos), Celie, de 14 anos, é abusada pelo pai e tem dois filhos, que lhe são tomados logo ao nascerem. Pouco depois, casa com Mister, que estava interessado em sua irmã Nettie. Ele a trata como doméstica e babá de seus três filhos. Ao longo dos anos, os personagens passam por outros percalços, o que inclui a amizade entre Celie e Shug.

O texto ganhou grande repercussão em 1985, com a versão dirigida por Steven Spielberg para o cinema. Em 1986, o filme conquistou o Globo de Ouro de melhor atriz dramática (Whoopi Goldberg), tendo ainda outras quatro indicações. No Oscar 1986, foi o filme com mais indicações – 11 – dentre elas as de melhor filme, atriz (Goldberg), atriz coadjuvante (Margaret Avery e Oprah Winfrey) e roteiro adaptado. No entanto, o vencedor da premiação foi “Entre Dois Amores”, de Sydney Pollack, com sete estatuetas, entre elas as de melhor filme e direção.

Serviço: “A Cor Púrpura, o Musical”. Apresentações de 16 a 19 de março no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500). Quinta-feira (16/03) a sábado (18/03) às 20 horas, sábado (18/03) às 16 horas, domingo (19/03) às 18 horas. Ingressos à venda na bilheteria do Cineteatro e pela plataforma Sympla.

Salomão de Castro, com informações do Cineteatro São Luiz

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também