2a Companhia de Policiamento de Guarda

Motociclistas da AL recebem jaquetas infláveis para proteção individual

Por ALECE
25/08/2020 07:16

Compartilhe esta notícia:

Treinamento foi realizado de forma prática entre os motociclistas Treinamento foi realizado de forma prática entre os motociclistas - Foto: Edson Júnior Pio

Os motociclistas que atuam na Assembleia Legislativa do Ceará dispõem de maior segurança a partir de agora para desempenhar suas funções. A 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG) do Poder Legislativo ofertou aos profissionais 24 jaquetas infláveis, que são equipamentos de proteção individual (EPIs) destinados aos motociclistas. A 2ª CPG promoveu ainda treinamento para uso adequado do material nesta segunda-feira (24/08), por meio de atividade foi liderada pelo comandante da Companhia, o tenente coronel Marcelo de Vasconcelos.

De acordo com o comandante, os equipamentos são destinados aos policiais militares que integram a 2ª CPG e aos motociclistas que atuam na Casa. A jaqueta contém um cilindro de gás carbônico, que, diante de um acidente que venha a envolver o motociclista, é acionado em milésimos de segundo, vindo a disparar bolsas de ar internas (air bags), que protegem a coluna cervical do motociclista, seu cóccix (pequeno osso da parte inferior da coluna vertebral, constituído por quatro vértebras coccígeas, soldadas entre si, sendo as inferiores progressivamente menores), pescoço, costelas, a parte superior como um todo e órgãos internos. "Trata-se de um equipamento fabuloso, que mantém incólume o motociclista diante de um acidente de trânsito", explica.

O coronel Marcelo de Vasconcelos pontua ainda que os equipamentos são necessários diante da frequência de acidentes que envolvem motociclistas. Segundo aponta o comandante da Companhia, a partir de consulta feita junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mais de 75% dos acidentes envolvendo veículos são cometidos por motocicletas.

Além disto, conforme o mesmo levantamento, em 86% destes acidentes, os motociclistas figuram entre mortos e feridos. "Foi com base nesses dados, que são muito fortes, que a Companhia solicitou os equipamentos aos policiais militares e demais motociclistas que atendem à Assembleia Legislativa", justifica.

Treinamento prático

Para o correto manuseio do material, o treinamento foi fornecido por um policial de São Paulo, que esteve na sede da Companhia fazendo a demonstração diante dos motociclistas que atuam no Poder Legislativo, inclusive com instrução sobre as medidas de higiene do material. "Por mais que pareça, a jaqueta não é simplória. É um EPI que é acionado em determinadas condições e que, quando inflada, apresenta proteção interna na altura dos ombros, dos cotovelos, do tórax e nas costas, além do air bag. Em uma queda, por exemplo, a sua você pode deslizar pelo asfalto, mas a sua estrutura corpórea vai estar mantida", assegura.

O comandante da 2ª CPG ressalta ainda que o treinamento constou de demonstração de como se utilizar o equipamento com a motocicleta em movimento, de forma a tornar o conteúdo prático, e destaca a decisão do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), de adquirir o material. "Agradecemos à Presidência da Assembleia por atender à demanda, que apresentamos em função da necessidade, pois sempre pensamos no bem estar dos profissionais da Casa", pontua.

SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também