MIS é palco de shows do grupo Murmurando e Camerata de Cordas da UFC
Por Julio Sonsol com informações da Secult21/02/2025 10:18 | Atualizado há 4 semanas
Compartilhe esta notícia:

O Museu da Imagem e do Som (MIS), equipamento público do Governo do Estado, realiza nesta sexta-feira (21/02), a partir das 18 horas, o show “De cá pra lá”, do grupo Murmurando e do maestro e sanfoneiro Adelson Viana. No sábado (22/02), também às 18h, a Camerata de Cordas da UFC recebe o grupo Tum Toin Foin, do Rio Grande do Sul. Os dois eventos acontecem na praça do MIS (Avenida Barão de Studart, 410). Toda a programação é aberta ao público e gratuita.
O show do grupo Murmurando e Adelson Viana é formatado pela parceria dos artistas ao longo de aproximadamente 20 anos e idealizado pelo processo de elaboração e gravação do álbum “De lá pra cá”, apresentando novos formatos de músicas de Adelson Viana e composições de Samuel Rocha, violonista e diretor musical, produzidas para o Murmurando.
Assim como o álbum, que passeia pelo choro, samba, xote e baião, buscando destacar a diversidade rítmica e melódica da música brasileira, a apresentação traz essas influências, contando com composições de Dominguinhos, Sivuca, Luiz Gonzaga e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.
O grupo Murmurando CE, formado por Samuel Rocha (violão de 7), Cleylton Gomes (flauta) e Lauro Viana (cavaquinho), foi criado em 2006 como um conjunto de choro e incluiu ao longo da trajetória obras autorais no repertório, com influências contemporâneas.
Camerata
No sábado, a Camerata de Cordas da UFC se apresenta na praça do MIS, recebendo o grupo Tum Toin Foin, do Rio Grande do Sul. O show é o encerramento da 11ª edição do Festival Alberto Nepomuceno (FAN), que vem realizando atividades culturais em Fortaleza, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante desde 25 de janeiro.
O repertório da apresentação é diverso e conta com músicas de Chico Buarque, Tom Zé, Villa-Lobos, Black Sabbath, Björk e Arthur de Faria, músico e um dos fundadores do grupo Tum Toin Foin, que reúne instrumentistas da percussão, cordas e sopro.
Apresentação acontece na praça do MIS de forma gratuita. Foto: Divulgação Governo do Estado
A Camerata de Cordas da UFC iniciou suas atividades em março de 2016, sob a direção da professora Liu Man Ying (violino e viola) e da professora Dora Utermohl de Queiroz (violoncelo e contrabaixo). O grupo desenvolve um repertório selecionado de ampla abrangência, desde músicas eruditas dos períodos barroco, clássico, romântico, música popular brasileira até repertório de video games.
O Tum Toin Foin se apresenta como uma “banda de câmara”, misturando o erudito com o ritmo pop e também improvisos. A banda inclui instrumentos como violino, acordeon, fagote, flauta doce, trombone e guitarra.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Programação descentralizada marca aniversário de 26 anos do Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa 26 anos com programação que dialoga com os territórios vizinhos, como Poço da Draga, Moura Brasil e...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com informações da Secult
Fim de semana tem programação cultural diversificada em Fortaleza
O fim de semana do feriado da Semana Santa oferece à população de Fortaleza uma programação diversificada para adultos e crianças, com eventos focados...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com informações da Secult e Dragão do Mar
Estação das Artes promove eventos com foco na valorização da cultura negra e periférica
Entre os dias 11 e 13 de abril, a Estação das Artes, equipamento cultural público em Fortaleza, promove uma programação cultural diversa, com ênfase...
Autor: Julio Sonsol com informações da Secult