Agenda Cultural

Minissérie "Mestres do Ar" é opção no streaming

Por Júlio Sonsol
16/02/2024 15:39 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Episódios são disponibilizados semanalmente, até março Episódios são disponibilizados semanalmente, até março - Foto: Divulgação

Antes mesmo de estrear no streaming Apple+, em 26 de janeiro deste ano, a minissérie "Mestres do Ar" já vinha chamando a atenção da crítica e despertando interesse no público, por ter como produtores o diretor de cinema Steven Spielberg, em parceria com o premiado ator Tom Hanks. A produção conta a história real, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial, de um esquadrão de bombardeiros da força aérea norteamericana, baseada no Reino Unido.

"Mestres do Ar" traz como protagonistas 11 aeronautas recém formados pela Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, que nunca tinham entrado em combate e passam a fazer parte da esquadrilha atuando em missões no território inimigo.  Eles compõem as tripulações de Boeings B-17, conhecidos como "Fortaleza Voadora", em táticas de ataques às instalações alemãs. Os episódios estão sendo lançados no Apple TV+ semanalmente até março. 

Trata-se de uma adaptação livro que leva o mesmo nome, Donald L. Miller. Mestres do Ar é apontada como uma sequência de outras duas minisséries sobre a Segunda Guerra Mundial, "Band of Brothers" e "The Pacific", que tambem tiveram como produtores Spielberg e Hanks e estão disponíveis na plataforma Netflix. A produção é voltada principalmente para que tem dramas históricos de guerra entre as suas preferências. 

A história

"Mestres do Ar" conta a epopeia do esquadrão da Aeronáutica conhecido como o Centésimo Sangrento, que realiza ataques contra as forças nazistas. Os combatentes realizam operações consideradas arriscadíssimas, muitas vezes tendo de adotar improvisações até então nunca praticadas. Tudo isso em meio a muitos desafios, incluindo condições hostis do frio, a falta de oxigênio e inimigos com sangue nos olhos.

O elenco é composto por Austin Butler ("Elvis"), no papel do protagonista Major Gale Cleven, e Callum Turner ("Animais Fantásticos e Onde Habitam") interpretando o Major John Egan. O elenco ainda reúne grandes nomes do cinema, como Barry Keoghan ("Saltburn") vivendo o tenente Curtis Biddick, Isabel May ("1923") Ncuti Gatwa ("Sex Education") e Sawyer Spielberg ("The Post - A Guerra Secreta").

Repercussão

Muito aguardada pelo público por ser o mais novo trabalho do cineasta Steven Spielberg em parceria com Tom Hanks, a minissérie "Mestres do Ar" vem tendo um desempenho inicial positivo entre a crítica especializada. No agregador IMDb, por exemplo, a adaptação debutou com nota 9.1, com base em 60 considerações. Já no Rotten Tomatoes, o projeto conquistou 86% de aprovação dos especialistas. Também recebeu elogios de veículos como Empire Magazine e The Guardian.

Curiosidades

As cenas de voo foram filmadas em réplicas de B-17 com tecnologia conhecida como The Volume, usada em "O Mandaloriano" (2019). Os B-17 foram suspensos a 15 metros de altura em um gimbal estabilizador dentro de um palco de 360 graus com telas de painel de LED e teto contínuos. Os atores poderiam, portanto, reagir a explosões antiaéreas, acidentes e aviões voando em tempo real, enquanto o gimbal reagia simultaneamente aos cenários.

Antes das filmagens, o elenco se uniu durante um treinamento de duas semanas dirigido por um  ex-fuzileiro naval veterano do Vietnã, que também foi consultor das séries Irmãos de Guerra  e O Pacífico. O aprendizado incluiu sessões em sala de aula para ouvir mais sobre a 2ª Guerra Mundial. Os atores também se chamavam pelos nomes dos personagens e pela posição durante o treinamento para condicioná-los à hierarquia militar.

Serviço: "Mestres do Ar" - Minissérie disponível no Apple TV+, com episódios lançados semanalmente, até março.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também