Agenda Cultural

Microhabitat quebra paradigmas sobre a bem-desenvolvida Coreia do Sul

Por ALECE
11/06/2020 17:54

Compartilhe esta notícia:

Microhabitat é um filme de drama sul-coreano de 2017 escrito e dirigido por Jeon Go-woon Microhabitat é um filme de drama sul-coreano de 2017 escrito e dirigido por Jeon Go-woon - Divulgação

O cinema coreano, guindado ao posto de grande vencedor do Oscar de 2020 como melhor filme, melhor filme internacional, melhor direção e melhor roteiro original, arrebatado por Parasita (Parasite), do diretor BongJoon-ho, fez os olhares dos cinéfilos se voltarem para o Oriente. E de lá já havia brotado também da Coreia do Sul, Microhabitat, de Jeon Go-Woon, em 2017, que passou despercebido, apesar das boas críticas recebidas na época. Mas é sempre tempo de resgatar a arte. Vale lembrar que Van Gogh, que hoje tem seus quadros entre os mais valiosos do mundo, não conseguiu vender nenhuma criação sua em vida. O filme está disponível para baixar pelo aplicativo Torrent.

 Se você está entre os que ainda não conheceram esta produção, com certeza não irá achar desperdício de tempo dedicar pouco mais de 1h40min para apreciação dessa obra. Microhabitat conta a história de Mi-So (Esom), jovem que trabalha como faxineira e que tem apenas três prazeres na vida: cigarro, uísque e o namorado Han-Sol (Ahn Jae-hong). Ela não conseguiu terminar os estudos porque não tinha recursos suficientes e passou a morar só, após perder os pais. A exemplo do ocidente, os coreanos também enfrentam dificuldades cotidianas mobilizadas por questões financeiras.

 Com o aumento dos preços do cigarro e do uísque, ela decide devolver o imóvel em que reside ao proprietário, de forma poder financiar seus dois prazeres.  Assim, vai procurar abrigo em casas de amigos do passado. Mi-So faz uma lista com os nomes dos integrantes de sua banda da juventude e vai de porta em porta em busca de um teto. A cada reencontro, um novo drama.

 Microhabitatgera reflexões acerca da configuração social e afetiva dos novos tempos. A obra desperta sentimentos ambíguos no espectador: ao mesmo tempo em que o público julga as decisões absurdas da protagonista, é seduzido pela doçura quase inocente da garota. O ambiente frio e melancólico da história é brilhantemente engrandecido pela fotografia e pela trilha sonora que nos faz mergulhar no ambiente retratado de um Coreia fria, o que faz ressaltar ainda mais a importância de ser ter moradia.

 Por mais que o desfecho seja lancinante, de tão realisticamente duro, o filme encantasobremaneira pela protagonista. Em tempos de desemprego e pandemia,Microhabitatse sobressai. É um drama sutil e poderoso ao mesmo tempo. Mostra as víceras da solidão das pessoas das metrópoles, tristezas familiares e problemas sociais agravados pela modernidade, além de apresentar figuras complexas, que demonstram a universalidade da dor, que habita os lares e as ruas.

 Ficha Técnica: Microhabitat.Direção de Go-WoonJeon. Roteiro de Go-WoonJeon. Elenco principal com Esom, AhnJae-hong, ChoiDukMoon, Jae-hwa Kim, KangJin-A, Kim HeeWon e Soo-hyang Cho. Fotografia de Tae-soo Kim. Edição de Go Bong-gon. Design de produção de Nam-sook Kim. Figurino de Ji Ji-yeon. Trilha Sonora de KwunHyun-jeong. Disponível pelo Torrent.

 

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Whatsapp: 85.99147.6829

 

Veja também