Malce - Memorial Pontes Neto

Memorial Pontes Neto recebe peças recuperadas do Plenário 13 de Maio

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
01/08/2024 09:22 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Paulo Roberto Nunes coordena o Memorial da Alece Paulo Roberto Nunes coordena o Memorial da Alece - Foto: Máximo Moura

O Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu peças que foram recuperadas do Plenário 13 de Maio após incêndio que destruiu parte da estrutura do local, no último dia 20 de junho. Segundo o coordenador do Memorial da Alece, Paulo Roberto Nunes, entre as peças resgatadas estão quadros de fotografias que integravam o espaço nomeado de panteão, escudos, bandeira do Estado e a imagem de Jesus Cristo que ficava atrás da Mesa Diretora. "É de extrema relevância resguardar essas peças que remontam a uma época do Poder Legislativo e contam a história", assinala.

Paulo Roberto Nunes explica que, dos objetos resgatados, o Cristo é a peça mais importante do ponto de vista histórico, simbólico e patrimonial que compunha o Plenário 13 de Maio e está na Casa desde a gestão do ex-deputado Aqulies Peres Mota (1979/1980 e 1983/1984)."A responsabilidade do Malce é manter, preservar e proteger as peças que serão mantidas na reserva técnica, local onde ficam bens materiais que têm importância para a história do Parlamento Cearense", informa.

Segundo Paulo, a intenção é que a imagem de Cristo e outras peças resgatadas, além de fotografias, sejam expostas no Malce, que é aberto ao público. "Ainda estamos desenhando a proposta dessa exposição que, penso, deva ser permanente. Quando ficar definido, informaremos a data. A nossa ideia é que a imagem de Cristo possa ficar em uma caixa de acrílico transparente que permita a visualização e ao mesmo tempo mantenha a inviolabilidade. Juntamente com outros elementos patrimoniais e de natureza histórica, possamos colocá-los à disposição de todos que tenham interesse", destaca.

O coordenador do Malce enfatiza ainda que o Memorial da Casa tem o objetivo de fazer a manutenção, preservação e desenvolvimento de conhecimentos históricos e culturais. "Isso é feito através de exposições, palestras, produções e diversos materiais que contam a história da política do nosso Estado", diz. Paulo Roberto ressalta que para construir os relatos, as peças são essenciais já que remontam os principais momentos da vida política. "São testemunhas históricas do nosso Poder Legislativo", afirma.

Sobre o Plenário 13 de Maio

A atual sede do Poder Legislativo Estadual, localizada na avenida Desembargador Moreira, no bairro Dionísio Torres, abriu as portas no dia 13 de maio de 1977. Antes, ficava na Rua São Paulo, no chamado Palácio Senador Alencar (1871-1977), onde hoje é o Museu do Ceará. 

Dos fatos históricos acontecidos no Plenário 13 de Maio da Casa, está a votação e promulgação da Constituição do Estado do Ceará, em 1989, além de  votações de medidas importantes para a vida do cearense. Após o incêndio que destruiu parte do Plenário, a Alece iniciou em 1° de julho, a obra de reconstrução do espaço.

Imagem de Jesus Cristo utilizada no Plenário foi recuperada - Foto: Bia Medeiros

Sobre o Malce

O Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce) é um órgão vinculado à Mesa Diretora da Casa ao qual incumbe o desenvolvimento de ações de preservação histórica e cultural do Poder Legislativo, sendo organizacionalmente composto pelas Células de Pesquisa Histórica e de Conservação, Restauro e Manutenção.

O Malce é considerado um importante instrumento de preservação da história do Legislativo Cearense e abriga peças expositivas compostas por objetos, fotografias, documentos e materiais bibliográficos referentes ao Estado do Ceará, reunidas desde 1997 e oriundas da doação de parlamentares, ex-parlamentares e seus familiares. 

O órgão oferece ainda à sociedade meios de reflexão e de discussão sobre os temas voltados ao campo da memória, da história e da cultura política do Ceará e do Brasil, atuando por meio de três eixos finalísticos: Programa O Parlamento e sua História; produção de publicações, debates e palestras sobre memória do Parlamento; e gerenciamento, pesquisas e elaboração de exposições de curta duração.

Serviço: Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30min. Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2807 sala 115 - Edifício Sede da Assembleia Legislativa, térreo. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza. Contatos: Telefones: (85) 3277-3700 / 3277-3727 / 9878-03142 (WhatsApp) E-mail: memorial@al.ce.gov.br

*As visitas mediadas estão abertas para grupos de pessoas todos os dias, mediante agendamento por meio de ligação telefônica ou por e-mail. Individualmente, as visitas podem ocorrer sem necessidade de agendamento. 

*Quando destinadas a estudantes de escolas públicas e privadas, as visitas mediadas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras (manhã e tarde). 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também