Dicas de Saúde

Médico e deputado, Fernando Hugo traz dicas sobre o combate ao coronavírus

Por ALECE
23/03/2020 17:32

Compartilhe esta notícia:

A prevenção é o melhor remédio. A frase se encaixa no atual contexto vivenciado em todo o mundo, e alerta para a necessidade de que a população mude alguns hábitos e adote medidas de prevenção contra o vírus covid-19, o novo coronavírus. A principal recomendação é higienizar as mãos: um cuidado simples, mas que faz toda a diferença e deve ser um hábito frequente para prevenir doenças contagiosas.

O deputado estadual Fernando Hugo (PP), formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-diretor do Hospital Distrital Governador Gonzaga Mota, reforça que a população cearense deve estar atenta aos cuidados básicos relativos à prevenção ao coronavírus. Confira no vídeo produzido pelo Núcleo de Comunicação Interna da Assembleia e pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, com o apoio da TV Assembleia, que segue anexo a esta matéria.

''Indiscutivelmente, o mundo vivencia uma pandemia do coronavírus e essa forma extremamente agressiva de contágio e contaminação precisa de atenção por parte da população, principalmente, de higienização continuada. As pessoas que estão com gripe, resfriado e/ou manifestações viróticas  como dor na garganta, tosse e dores musculares devem sair de casa apenas em caso de extrema necessidade e tomando medidas preventivas, como o uso de máscaras, a higiene correta das mãos com água e sabão e fazendo uso do álcool em gel'', afirma o deputado.

Assembleia no combate ao coronavírus

Além da higienização, o isolamento social é uma das principais medidas adotadas em todo o Brasil para o combate ao covid-19. Considerando o quadro de excepcional emergência de saúde pública, o que exige medidas mais restritivas para conter a propagação e infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19), a Assembleia Legislativa do Ceará decretou ponto facultativo entre os dias 23 e 27 de março de 2020.

A medida tem como base o artigo 30 da Resolução 389, de dezembro de 1996, do Regimento Interno da Casa. Os ocupantes de cargos de direção e chefia ficam autorizados a convocar servidores para o funcionamento de serviços que forem indispensáveis à administração, “ressalvados aqueles que se encontrem em grupo de risco, conforme as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Ceará”, prevê a Portaria Nº 15/2020, emitida pelo primeiro secretário do Poder Legislativo, deputado Evandro Leitão (PDT).

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Whatsapp: 85.99147.6829

 

 

 

 

 

 

Veja também