Dicas de Saúde

Médico aconselha prevenção e ajuda da família para a saúde do homem

Por ALECE
16/08/2019 16:41

Compartilhe esta notícia:

Médico Célio Vidal traz orientações para a saúde dos homens Médico Célio Vidal traz orientações para a saúde dos homens - Foto: Departamento de Saúde e Assistência Social

“A saúde do homem preocupa os médicos porque existe um medo de fazer a prevenção”. A declaração é do cardiologista Célio Vidal, médico do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará. Ele destaca as diferenças de comportamento no que se refere ao tema quando homens e mulheres lidam com os cuidados relacionados à saúde.

“A mulher é proativa, se cuida mais, procura assistência médica e se previne. Ela cuida da família e acompanha a saúde dos filhos, daí essa atenção. Já o homem, por ser o chefe da família, por responder a manutenção da casa, ele não quer ser fraco, deixar o trabalho em prol da prevenção e se torna relaxado na questão saúde. Por isso o homem vive em torno de sete anos a menos que a mulher”, ressalta.

O cardiologista afirma que existe a necessidade de trabalhar mais essa questão nos homens e dá uma dica: “Nós temos que aproveitar o que o Ministério da Saúde disponibiliza independente do sistema comprometido (procurar somente quando for grave)”. Ele questiona a abordagem segundo a qual a saúde do homem estaria somente focada nas doenças sexualmente transmissíveis ou próstata. “Também está relacionada a dores na garganta, ouvido, e vários outros fatores, sendo necessário o acompanhamento preventivo”, esclarece.

Celio Vidal lembra ainda que o Ministério da Saúde investe na área de forma a contemplar os homens, abrindo unidades noturnas, em horários no intervalo do almoço e aos sábados, para não atrapalhar o trabalho. De acordo com dele, dessa forma, o homem não tem desculpas e dispõe de condições adequadas de assistência médica, bem como tem acesso à realização de consultas periódicas. Ele defende ainda o acompanhamento preventivo para o tratamento de pressão arterial, de forma a que os homens não venham a ter sua qualidade de vida prejudicada futuramente.

Videos

Veja também