Mastologista alerta sobre os sintomas do câncer de mama
Por ALECE19/10/2021 14:05
Compartilhe esta notícia:
O câncer de mama é 100 vezes mais comum na mulher do que no homem. Para o diagnóstico da doença, a mamografia é o exame que consegue detectá-lo na forma mais primária possível e, quando identificado neste estágio, o tratamento tem de 90% a 95% de eficácia. O médico mastologista Flávio Ximenes, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, ressalta que o câncer de mama, tumor mais comum entre as mulheres, se manifesta de várias formas e dá orientações sobre o tema.
Um dos sintomas mais frequentes, de acordo com ele, é o aparecimento de um nódulo que normalmente as mulheres podem perceber por meio do autoexame.
''Caso seja identificado um nódulo, mesmo que indolor, é necessária a avaliação de um médico. Associado ao nódulo, pode haver mudanças na forma e na característica da pele da mama ou alteração na coloração da pele", explica.
Sintomas requerem atenção
Os sintomas do câncer de mama também podem incluir dor na mama ou mamilo, espessamento ou retração da pele ou do mamilo, secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos e inchaço na pele.
O médico mastologista Flávio Ximenes destaca que a prevenção do câncer de mama inclui um estilo de vida saudável com alimentação equilibrada e prática de exercícios físico. Ainda de acordo com ele, a realização do autoexame e mamografia devem ser feitas de forma preventiva anualmente a partir dos 40 anos de idade. ''A mulher deve reconhecer as alterações para poder alertar o médico, pois o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento mais eficaz'', conclui.
Saiba mais sobre o assunto no vídeo produzido em conjunto pelo Núcleo de Comunicação Interna e DSAS, com o apoio da TV Assembleia.
JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Videos
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna