Categoria Matriz

Livro sobre ensino de Capoeira na educação física tem lançamento nesta quarta-feira (30/12)

Por ALECE
30/12/2020 00:44

Compartilhe esta notícia:

Lançamento foi proposto conjuntamente pelo deputado Queiroz Filho e vereador Evaldo Lima Lançamento foi proposto conjuntamente pelo deputado Queiroz Filho e vereador Evaldo Lima - Divulgação/ Inesp

A obra “Possibilidade Metodológica para a Capoeira na Educação Física Escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental,” de autoria do professor Luciano Hebert de Lima Silva, será lançada nesta quarta-feira (30/12), às 15 horas, pela plataforma Zoom (através do link  https://zoom.us/j/91263625306?pwd=V0JVc3BRTkh1K3oyWW1SY2owTU8vd 09). A iniciativa é da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), em parceria com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza.

A solicitação conjunta veio por meio do vereador Evaldo Lima (PCdoB), de Fortaleza, e do deputado estadual Queiroz Filho (PDT). A ação faz parte das atividades do Instituto nesse período de trabalho híbrido.

O lançamento contará com a participação da professora Drª Elisabeth Jatobá Bezerra, que será responsável pela apresentação da obra. Além dela, terão espaço de fala o professor Dr. José Luiz Cirqueira Falcão, o professor Dr. Heraldo Simões Ferreira e o vereador Evaldo Lima, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza. A mediação ficará por conta da jornalista Luzia Rolim, assessora de comunicação do Inesp.

Sobre a obra

O livro é fruto da dissertação de mestrado do professor Luciano Hebert Silva, que teve como objetivo principal revelar através da história de vida temática de um capoeirista professor, a partir da sua formação e prática docente, elementos pedagógicos para uma proposta de inclusão deste conteúdo da Educação Física Escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental.

A pesquisa utilizou a história de vida temática, a partir do método autobiográfico. “Pela minha inserção como capoeirista, com 28 anos de vivência nessa arte, no qual passei por todas as graduações - aluno, instrutor, professor, formando e formado, minha história é significativa para a área. Representa, assim, um estudo de caso, o de capoeirista professor e professor capoeirista, com titulação e experiência reconhecida em ambos os ambientes de ensino, formais e não formais,” afirma o autor.

A publicação revela uma nova possibilidade de se abordar a Capoeira nas aulas da Educação Básica, utilizando uma metodologia crítica, reflexiva e lúdica. A obra apresenta aspectos históricos da Capoeira sistematizados em forma de atividades para cada ano do Ensino Fundamental I.

Para o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, a publicação engrandece o parlamento e reforça o papel do Instituto de assessorar o Poder Legislativo por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado. “Este trabalho é uma contribuição, forte e direta, para o ensino e que estimula uma temática ainda pouco explorada pela agenda política e que necessita de consolidação para fortalecer a nossa cultura e identidade nacional,” afirma.

Da Assessoria do Inesp, com Núcleo de Comunicação Interna da AL

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também