Categoria Matriz

Liquidações em shoppings acontecem em janeiro

Por ALECE
25/01/2023 11:24 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Advogado do Procon  orienta  consumidor Advogado do Procon orienta consumidor - Foto: Camila Lima/Diário do Nordeste

 

 

Durante o primeiro mês do ano, chegam aos shoppings centers as promoções de preço da temporada 2023. As lojas procuram manter em janeiro o pique de vendas ocorrido no mês de dezembro de 2022, com as compras para o Natal e Réveillon criando campanhas e descontos especiais para os clientes.

Alguns estabelecimentos de Fortaleza já fizeram ações promocionais logo no início do ano, como é o caso dos shoppings Iguatemi Bosque, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, Gran Shopping Messejana, Shopping Parangaba e Shopping Benfica. A ideia foi aproveitar a ida dos clientes para troca de presentes recebidos nas confraternizações.

Mesmo assim, os consumidores que possuem disponibilidade financeira ainda têm opções para pagar mais barato. Os shoppings administrados pela rede Ancar – North Shopping Fortaleza, Jóquei, Maracanaú e Via Sul Shopping – continuam com a promoção Super Saldo até o dia 22 deste mês. Já o shopping Del Paseo estende suas promoções até 31 de janeiro e os descontos podem chegar a 70%.

Na ação promocional dos shoppings da Ancar, é necessário que o consumidor entre no aplicativo do estabelecimento escolhido para pegar um cupom e aproveitar os descontos de até 50%. Há limite de um cupom por CPF.

O advogado do Procon Assembleia, Rômulo Fontenele orienta os consumidores que antes de "cair na tentação" das ofertas avaliem a real necessidade dos produtos em promoção. "É importante verificar se a oferta está realmente no preço anunciado e compre apenas o necessário".

Ele lembra que antes de "sair gastando" é importante reservar uma parte dos recursos para as despesas de início de ano, como IPVA, IPTU, matrículas escolares e material escolar, entre outras.

De acordo com Rômulo Fontenele, os estabelecimentos devem informar os preços com descontos e o valor anterior ao da promoção. "É importante também guardar os encartes publicitários e anúncios das ofertas. O Código de Defesa do Consumidor determina que o lojista é obrigado a cumprir toda e qualquer oferta divulgada, dentro da validade da publicidade.

Rômulo Fontenele observa ainda que alguns estabelecimentos vendem produtos com pequenos defeitos. "Quando o consumidor faz a compra sabendo destes defeitos, a loja não tem obrigação de dar garantia ou fazer a troca do produto", acentua o advogado.                

Paulo Veras / Julio Sonsol

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

 

 

Veja também