Limites entre Morada Nova e Limoeiro do Norte serão tratados em reunião do Celditec
Por ALECE12/08/2021 11:34 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), da Assembleia Legislativa, vai realizar na próxima segunda-feira (16/08), reunião técnica virtual com o objetivo de rediscutir os limites entre os municípios de Limoeiro do Norte e Morada Nova. Estão sendo convidados para o evento prefeitos e vereadores dos dois municípios, deputados estaduais, técnicos do Comitê, técnicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com Luís Carlos Mourão, coordenador do colegiado, antes do início do recesso legislativo de julho passado, o Celditec, que é presidido pela deputada Augusta Brito (PCdoB), e deputados da região do Vale do Jaguaribe, realizaram reunião com a participação dos chefes dos executivos municipais de Russas, Morada Nova e Limoeiro no Norte. Na oportunidade, foram feitos dois ajustes de limites, sendo o primeiro entre Limoeiro do Norte e Russas e o segundo entre Russas e Morada Nova.
“Acontece que o entendimento entre Morada Nova e Russas foi adiado, porque o prefeito Sávio Gurgel (Russas) pediu que a medida fosse apreciada pela Câmara Municipal antes da formalização do acordo. Em seguida, a decisão seria encaminhada para a Assembleia Legislativa e haveria a continuidade da tramitação do projeto que irá fixar os limites de forma definitiva”, justifica.
Quanto aos entendimentos entre Limoeiro do Norte e Russas, Mourão explica que os respectivos prefeitos pediram que a proposição tivesse seguimento. Em continuidade aos encaminhamentos necessários, o coordenador antecipa que no próximo dia 16 haverá a reunião técnica virtual. “Nesse dia também iremos abordar a questão que foi adiada, envolvendo Morada Nova e Russas, para saber se já há em vista uma solução adequada”, assevera.
Outras situações
Luís Carlos Mourão revela que esta é a 12ª reunião virtual realizada este ano, sendo a primeira do semestre. Os 11 encontros realizados até julho trataram, em seis oportunidades, de limites intermunicipais e cinco de divisas interestaduais, abordando a questão que envolve os estados do Ceará e Piauí. “Temos também já programada, mas ainda sem data definida, uma nova reunião que irá abordar os limites de Tejuçuoca e Irauçuba. Estamos aguardando os entendimentos preliminares entre os prefeitos para que isso aconteça”, frisa.
O coordenador antecipa também que está sendo esperado o desfecho de uma reunião já realizada, para os ajustes de limites entre Itapipoca e Tururu e entre Uruburetama e Itapipoca. “Os devidos ajustes já foram encaminhados aos prefeitos para que sejam assinados e enviados à Assembleia Legislativa. A gente continua trabalhando de modo virtual, em reuniões entre o Legislativo, Ipece e IBGE”, enfatiza.
A Celditec também vem desenvolvendo pesquisas sobre as divisas cearenses com o Piauí. “Recebemos um grande volume de documentações oriundo da região de Ibiapaba que será analisado com técnicos dos IBGE e Ipece. São muitas informações que foram solicitadas e agora recebidas para avaliação”, afirma.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna