Lançado segundo volume da coleção "Maternidade e Trabalho"
Por Julyana Brasileiro27/06/2024 14:02 | Atualizado há 4 meses
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), lançou, nesta quinta-feira (27/06), no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), o livro'' Maternidade e Trabalho II: os desafios do maternar atípico'', de autoria da jornalista Luzia Batista, da escritora e consultora literária Rachel Garcia e da psicóloga clínica Samya Régia Antero. As autoras são servidoras do Poder Legislativo. A obra pode ser acessada por meio do link https://www.al.ce.gov.br/publicacoes-inesp/downloads/pelo-id/107 .
Na ocasião, a primeira-dama da Alece e presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Cristiane Leitão, ressaltou a importância da obra, que dá voz e visibilidade à rotina das mães atípicas de nossa sociedade cercada de desafios. Segundo ela, por lidarem com uma carga excessiva de afazeres, as mães atípicas adentram num território que requer mais que empatia, investimento público e social.
''O segundo volume da coleção 'Maternidade e Trabalho' tem um significado especial porque conta as experiências da maternidade atípica das mães das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down assistidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi). A rotina dessas mães é desafiadora por conta da inclusão e o livro leva a consciência sobre a importância da inclusão para toda a sociedade cearense'', afirmou.
Sobre o livro
Raquel Garcia, coordenadora editorial da publicação, ressaltou que a obra, feita a seis mãos, teve o apoio da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), e do diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha. Conforme ressaltou, além da participação das nove deputadas da Alece sobre a maternidade, o livro traz relatos marcantes de mães atípicas.
"Esse livro é um grito coletivo, um pedido de união para que as pessoas tenham um olhar especial para esse maternar atípico. São mães que deixaram o mercado de trabalho, cuidam de tudo sozinhas e precisam desse olhar social e das autoridades'', afirmou. A deputada estadual Marta Gonçalves (PL) participou do lançamento. Além dela, a composição da Alece tem ainda as deputadas Drª Silvana (PL), Emília Pessoa (PSDB), Gabriella Aguiar (PSD), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT), Lia Gomes (PDT) e Luana Régia (Cidadania).
Deputada Marta Gonçalves durante o lançamento, com as autoras - Foto: Bia Medeiros
A coordenadora do Ciadi, Ana Sáskya Vaz, ressaltou que o Centro, além do acompanhamento das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com Síndrome de Down, faz um trabalho com as mães, por meio de terapias individual e coletiva. ''Muitas vezes, a mãe de uma criança especial esquece de si para dedicar-se inteiramente ao filho e a nossa proposta é lembrar que elas também devem se olhar enquanto pessoas. Por meio da terapia, elas têm um momento de acolhimento, de escuta, de troca de experiências com as outras mães, de onde saem fortalecidas e com a certeza que não estão sozinhas e podem contar com uma rede de apoio, ressignificar suas dores e trabalhar suas potências e habilidades'', acentuou.
Saiba mais
A coleção "Maternidade e Trabalho" é editada pelo Inesp, em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece (DSAS). O diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, destacou que o segundo volume da coleção é mais uma obra do diversificado catálogo de publicações do "Edições Inesp Digital", que, direta ou indiretamente, colaboram para apresentar respostas às questões que afetam a vida do cidadão.
''Essa publicação faz parte de uma coleção que homenageia mulheres mães e guerreiras. No ano passado, realizamos o lançamento do primeiro livro, que contou o relato de servidoras da Alece que se dividem entre as múltiplas tarefas do trabalho e a maternidade. Nessa segunda edição, trazemos as experiências de mães com filhos especiais, que relatam as situações enfrentadas para que os filhos possam desenvolver a parte psicopedagógica'', asseverou.
Evento teve ampla participação de gestores e servidores da Alece - Foto: Bia Medeiros
O segundo volume da coleção Maternidade está dividido em duas partes. Na primeira, intitulada "Parlamento e maternidade atípica no Legislativo", as nove parlamentares da Alece, posicionam-se sobre o assunto por meio de textos autorais. Na parte II, "Relatos", os leitores podem encontrar os depoimentos colhidos por meio de entrevistas, das quais foram selecionados os trechos mais impactantes.
A ideia nasceu a partir da vivência materna das autoras e trouxe, no primeiro volume relatos de servidoras da Alece. Agora, apresenta a vivência das mães de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), atendidos pelo Ciadi.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Inesp lança livro sobre políticas públicas
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp),...
Autor: Comunicação Interna, com assessorias do DSAS e InespAlece discute direitos da pessoa idosa
O espaço cultural Inesp promoveu, nesta quinta-feira (26/10), evento em que foi discutido o tema “20 anos do estatuto: esclarecendo direitos da pessoa...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do Inesp