Categoria Matriz

Jornalista da Alece integra site nacional de crítica cinematográfica

Por ALECE
12/07/2022 17:28

Compartilhe esta notícia:

Pedro Emmanuel é repórter da Agência de Notícias da Alece Pedro Emmanuel é repórter da Agência de Notícias da Alece - Foto: Júlio Sonsol/ Núcleo de Comunicação Interna da Alece

O servidor e jornalista Pedro Emmanuel, da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Ceará, é o único profissional do Nordeste que integra a equipe do site de crítica de cinema Boca do Inferno (https://bocadoinferno.com.br/), voltado para abordagem de filmes de suspense e terror. A plataforma também disponibiliza textos e podcasts sobre filmes e cultura pop, videogames, séries, literatura, quadrinhos e música. Ele passou a ser o único nordestino a atuar no site.

O jornalista passou a integrar a equipe há quatro meses, depois de ser selecionado para compor o grupo de colaboradores do site. A maioria dos profissionais são do Centro Sul do país, com sede localizada na cidade de São Paulo (SP). Ele revela que o interesses por filmes vem desde a infância, tendo se ampliado quando tornou-se jornalista.

"Parto do ponto de que a escrita é a minha ferramenta de trabalho e o que eu sei e gosto de fazer com mais facilidade. Afinal, trabalho com comunicação. Por um acaso, me comunico muito melhor escrevendo. No papel, organizo melhor as ideias. E os filmes, de que gosto, representam a vertente artística que mais me envolve, sendo assim a minha arte favorita. Ela conversa comigo por símbolos", aponta.

Hábito familiar

Para Pedro Emmanuel, dedicar tempo a assistir um filme é se dar a oportunidade de reflexão sobre o que é assistido. Em sua avaliação, cada película fala de muitas formas. Sua dedicação ao tema é uma continuidade das experiências que adquiriu com a própria família, também apreciadora de produções cinematográficas. "Não que todos sejam cinéfilos, mas eles gostam muito de assistir filmes como forma de lazer", explica.

A escrita sobre cinema, na visão do jornalista, é uma forma de apresentar pontos de vista diferentes. Em sua observação, cada pessoa absorve o filme de determinada forma. "No caso de ser um jornalista que trabalha a escrita sobre cinema, também é um ponto de vista pessoal que está sendo passado, mesmo que com mais embasamento teórico sobre as técnicas usadas no cinema", defende.

Para além da função de difundir um produto cultural, tornando-o mais acessível e consumível pelo público, o crítico de cinema, de acordo com Pedro Emmanuel, também tem a vertente de mostrar o que é visto por um olhar mais acurado. "Sou muito atento às nuances. Quando um filme é bom, vai além da narrativa que o roteiro busca mostrar. Há muitas camadas de compreensão e experiências. E elas podem ser visíveis, ou não, a depender do olhar de quem assiste. Se muitas pessoas falarem sobre um determinado filme, cada uma vai falar sobre algo diferente. A arte é múltipla em significados", assevera.

Sobre o site

Pedro Emmanuel esclarece que o site Boca do Inferno atua em múltiplos campos, indo desde a cobertura de festivais, cabines de imprensa e avaliações de sinopses de filmes. "No meio deste universo, há muita gente que comenta favoravelmente aos textos que escrevo, mas há também os que comentam negativamente. Na maioria das vezes, as críticas não são relacionadas ao filmes, ao roteiro ou alguma parte técnica, mas à forma como abordo a produção na crítica. As pessoas não gostam de ser lembradas sobre alguns aspectos pelos quais a sociedade funciona, como machismo, racismo e outras questões sociais que os filmes estão ali lembrando", avalia.

Na percepção do jornalista, por mais simbólica que a produção possa ser, o filme está refletindo sobre o que está acontecendo, o seu tempo, uma pessoa, mesmo que seja somente uma ideia de seu realizador. "Tem gente que simplesmente não quer ver ou saber sobre isso. Quer apenas absorver o estímulo sensorial que é oferecido pelas imagens e sons que está assistindo", pontua. 

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também