Controladoria

Integridade empresarial é pauta de reunião da Recigp

Por Julyana Brasileiro
29/11/2024 15:36 | Atualizado há 2 dias

Compartilhe esta notícia:

Regularidade cadastral dos municípios também foi debatida na reunião Regularidade cadastral dos municípios também foi debatida na reunião - Foto: Divulgação/Controladoria da Alece

A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (Recigp) coordenada pela Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizou, nesta quinta-feira (28/11), a 26ª reunião ordinária do colegiado. A Recigp foi instituída pelo Protocolo de Intenções nº 01/2017, celebrado entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado do Ceará, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).

De acordo com a controladora da Alece e coordenadora da Rede, Sílvia Helena Correia, o encontro contou com palestra sobre o “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial'', iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que estimula empresas que atuam no País a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial.

Conforme Sílvia Correia, o tema foi abordado por Luiz Fernando Menescal, superintendente da CGU no Ceará e por Roberto Vieira Medeiros que está conduzindo o processo no Ceará.

Regularidade cadastral dos municípios em discussão

''Como garantir a regularidade cadastral dos municípios?'' foi o tema apresentado pela auditora de Controle Interno e articuladora da Coordenadoria da Controladoria Geral do Estado (CGE), Elayne Cristina Chaves. ''Foi um tema bastante oportuno. Devido à mudança de gestão dos municípios, é muito importante que os controladores acompanhem esse processo de transição para não haver nenhuma quebra nas parcerias '', avalia a controladora da Alece, em referência aos municípios em que haverá mudanças nas prefeituras, após as eleições deste ano.

Reunião foi realizada em formato híbrido - Foto: Divulgação/Controladoria da Alece

Sílvia Helena Correia apresentou, juntamente com o controlador da Câmara Municipal de Maracanaú, Janyo Argentino Barbosa, os resultados obtidos de 2024, bem como perspectivas e desafios para 2025. ''Apresentamos os resultados. Destacamos dois projetos estratégicos, que são a atualização do Regimento Interno e a atualização do diagnóstico do controle interno dos municípios cearenses. O planejamento estratégico foi construído este ano para o período 2024-2028'', aponta.

Saiba mais

A reunião foi realizada na sede da Companhia de Gás do Ceará, em formato híbrido, com transmissão pela plataforma Zoom. Atualmente, a Rede conta com 93 partícipes, sendo 85 sistemas de controle interno municipais, a Controladoria Geral da União, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), além dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, TCE-CE, MPCE e Defensoria Pública. Sua missão é buscar o fortalecimento e a integração do sistema de controle interno dos entes do Estado do Ceará.

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 
 

Veja também