Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Inscrições para ao “Selo Alece ESG na Gestão Pública” prosseguem até 19 de julho

Por Paulo Veras, com Agência de Notícias da Alece
11/07/2024 07:57 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Inscrições para o Selo são feitas virtualmente Inscrições para o Selo são feitas virtualmente - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

Os municípios interessados em aderir ao “Selo Alece ESG na Gestão Pública”, concedido àqueles que comprovarem ações de gestão pública alinhadas as boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança, devem se inscrever até o dia 19 de julho. A inscrição é feita no link tinyurl.com/mrzwte83 e, após efetivada, passará por análise da Comissão de Avaliação.

O “Selo Alece ESG na Gestão Pública” é uma ação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e foi lançado em junho, com apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). O objetivo é reconhecer e incentivar as gestões que buscam um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável, democrático e participativo, de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O engenheiro ambiental Yuri Passos, supervisor da Célula de Sustentabilidade do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, trata da importância do município possuir a certificação. “Além dos ganhos diretos trazidos por gestões que pratiquem a responsabilidade socioambiental, os municípios passam a ter, com o selo, uma publicidade positiva, o que ajuda na captação de financiamentos e créditos bancários”, explica.

Yuri Passos, supervisor da Célula de Sustentabilidade do Comitê de Responsabilidade Social da Alece - Foto: José Leomar

Com isso, segundo Yuri, os municípios conseguem promover o desenvolvimento ambiental, econômico e social de forma efetiva. “Muitos até praticam os ODS da ONU (Organização das Nações Unidas), mas não de forma organizada. O selo é também um incentivo a esta organização, que gerará frutos positivos ainda maiores”, assegurou.

O engenheiro ambiental garante que, com a medida, a Alece fomenta a capilaridade nas ações de sustentabilidade por todo o Ceará. “Isso impacta não só na gestão pública, como também na iniciativa privada, gerando um ciclo harmonioso de práticas sustentáveis”, destaca.

Níveis 

O “Selo Alece ESG na Gestão Pública” será concedido bienalmente aos municípios que comprovarem práticas de responsabilidade socioambiental e de governança. Serão três níveis: Ouro, Prata e Bronze, contemplando indicadores fundamentados nos três pilares ESG (Ambiental, Social e Governança).

As cidades interessadas devem ficar atentas às etapas do processo de adesão ao selo. As instruções e os passos para a inscrição podem ser acessados por meio do site esg.al.ce.gov.br, em que constam todas as informações sobre o Selo. As dúvidas dos municípios poderão ser esclarecidas pelo e-mail alece.esg@al.ce.gov.br

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também