Inscrições para ao “Selo Alece ESG na Gestão Pública” prosseguem até 19 de julho
Por Paulo Veras, com Agência de Notícias da Alece11/07/2024 07:57 | Atualizado há 4 meses
Compartilhe esta notícia:
Os municípios interessados em aderir ao “Selo Alece ESG na Gestão Pública”, concedido àqueles que comprovarem ações de gestão pública alinhadas as boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança, devem se inscrever até o dia 19 de julho. A inscrição é feita no link tinyurl.com/mrzwte83 e, após efetivada, passará por análise da Comissão de Avaliação.
O “Selo Alece ESG na Gestão Pública” é uma ação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e foi lançado em junho, com apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). O objetivo é reconhecer e incentivar as gestões que buscam um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável, democrático e participativo, de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O engenheiro ambiental Yuri Passos, supervisor da Célula de Sustentabilidade do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, trata da importância do município possuir a certificação. “Além dos ganhos diretos trazidos por gestões que pratiquem a responsabilidade socioambiental, os municípios passam a ter, com o selo, uma publicidade positiva, o que ajuda na captação de financiamentos e créditos bancários”, explica.
Yuri Passos, supervisor da Célula de Sustentabilidade do Comitê de Responsabilidade Social da Alece - Foto: José Leomar
Com isso, segundo Yuri, os municípios conseguem promover o desenvolvimento ambiental, econômico e social de forma efetiva. “Muitos até praticam os ODS da ONU (Organização das Nações Unidas), mas não de forma organizada. O selo é também um incentivo a esta organização, que gerará frutos positivos ainda maiores”, assegurou.
O engenheiro ambiental garante que, com a medida, a Alece fomenta a capilaridade nas ações de sustentabilidade por todo o Ceará. “Isso impacta não só na gestão pública, como também na iniciativa privada, gerando um ciclo harmonioso de práticas sustentáveis”, destaca.
Níveis
O “Selo Alece ESG na Gestão Pública” será concedido bienalmente aos municípios que comprovarem práticas de responsabilidade socioambiental e de governança. Serão três níveis: Ouro, Prata e Bronze, contemplando indicadores fundamentados nos três pilares ESG (Ambiental, Social e Governança).
As cidades interessadas devem ficar atentas às etapas do processo de adesão ao selo. As instruções e os passos para a inscrição podem ser acessados por meio do site esg.al.ce.gov.br, em que constam todas as informações sobre o Selo. As dúvidas dos municípios poderão ser esclarecidas pelo e-mail alece.esg@al.ce.gov.br .
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Alece produz energia fotovoltaica e contribui com sustentabilidade
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, t...
Autor: Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da AleceCompostagem de resíduos orgânicos feita na Alece contribui com sustentabilidade
Buscando promover boas práticas sustentáveis, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Amb...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna