Categoria Matriz

Iniciada fase de avaliação dos municípios inscritos no Selo Alece ESG

Por Julyana Brasileiro, com Agência de Notícias da Alece
13/09/2024 08:35 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Evento de certificação do Selo Alece ESG acontecerá de 6 a 20 de dezembro de 2024 Evento de certificação do Selo Alece ESG acontecerá de 6 a 20 de dezembro de 2024 - Arte: Publicidade Alece

Comissão de Avaliação do selo Alece ESG na Gestão Pública formada por servidores da Assembleia Legislativa iniciou, no dia 9 de setembro, uma nova etapa: a avaliação dos municípios cearenses inscritos. Os municípios que pleiteiam a conquista do selo responderam um questionário de autoavaliação com 33 indicadores distribuídos nas três esferas ESG: nove ambientais, 11 sociais e 13 de governança.

Conforme destacou Amanda Melo, articuladora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece a etapa de avaliação vai até o dia 8 de novembro e terminará com a entrega de um relatório, por parte da comissão, com a avaliação de cada município. “Terminamos o prazo de autoavaliação, que é o coração da certificação, e começamos a fase de avaliação. Vamos entender o grau de maturidade de cada município nos eixos Ambiental, Social e Governança, discutindo cada ponto levantado e fazendo as nossas ponderações enquanto comissão, por meio do relatório”, explicou Amanda Melo. 

Selo ESG

Lançado em junho deste ano, o Selo será concedido bienalmente aos municípios que comprovarem ações de gestão pública alinhadas às boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

A titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Heline Joyce Monteiro afirmou que 41 municípios realizaram inscrição, mas apenas 22 estão aptos a serem avaliados. ''Os municípios são avaliados em três eixos: ambiental, social e governança. Eles tiveram um prazo para responder essas questões, colocarem evidências na plataforma do selo e agora a comissão terá até o dia 8 para avaliar''.

Na sequência da avaliação, haverá um período de reconsideração, e o resultado final deve sair entre os dias 9 e 13 de dezembro. O evento de certificação acontece de 6 a 20 de dezembro. 

O selo Alece ESG na Gestão Pública busca estimular o desenvolvimento sustentável dos municípios, visando à implantação de um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável, democrático e participativo no âmbito estadual. Ele terá três níveis, Ouro, Prata e Bronze, contemplando indicadores fundamentados nos três pilares ESG (ambiental, social e governança). 

A Comissão de Avaliação do selo Alece ESG tem a missão de verificar o cumprimento dos critérios estabelecidos em edital para a concessão do selo bem como avaliar as gestões públicas quanto ao cumprimento dos requisitos de concessão do selo, de acordo com o questionário de autoavaliação e com os indicadores definidos em edital.

O colegiado é formado por servidores do Comitê de Responsabilidade Social, Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, Controladoria, Procuradoria- Geral e Secretaria Executiva da Mesa Diretora.

 

Edição: Paulo Veras

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também