Iniciada campanha de vacinação para servidores da Alece
Por Paulo Veras11/06/2024 11:16 | Atualizado há 5 meses
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Célula de Enfermagem do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), iniciou, nesta terça-feira (11/06), campanha de vacinação contra Covid-19 e gripe Influenza A. A imunização é direcionada a parlamentares, servidores e terceirizados da Casa. A campanha acontece no hall do Plenário 13 de Maio, de 8 horas às 15 horas, e prossegue até quinta-feira (13/06).
Conforme a orientadora da Célula de Enfermagem, Odete Sampaio, o objetivo é aplicar os imunizantes no maior número possível de servidores. “O Governo do Estado tem disponibilizado as doses e nosso objetivo é proporcionar aos nossos servidores a oportunidade de se vacinar no próprio local de trabalho além de poder ter todas as informações para se prevenir contra as doenças”, explica.
Odete frisa que a vacina contra a gripe Influenza ofertada é anual e pode ser tomada por pessoas de todas as faixas etárias. Já no caso da Covid-19, o imunizante é o mais novo, da fabricante Moderna, e será aplicado em idosos acima dos 60 anos e em pessoas que só tenham tomado uma única dose contra o Coronavírus. Ainda de acordo com ela, o servidor ou servidora que não se vacinar durante os três dias da campanha poderá procurar a Célula de Enfermagem, no anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), para receber sua dose.
Segundo a orientadora, o trabalho de imunização dos parlamentares e servidores da Casa tem sido uma prioridade da atual gestão. “O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, assinou acordo de cooperação com o Governo do Estado para que recebamos todas as vacinas do programa nacional de vacinação. Isso nos dá condições para reabrir a sala de vacinação no DSAS, o que será feito em breve”, antecipa.
Odete Sampaio salienta que o apoio da primeira-dama, Cristiane Leitão, bem como do diretor do DSAS, Luis Edson Sales, foi fundamental nesse processo. “Quando reabrirmos nossa sala de vacinação, ela atenderá a demanda de parlamentares, servidores e terceirizados, assim como de seus dependentes. A comunidade do entorno da Alece também será beneficiada, pois o local será aberto à população em geral”, assegura.
Luis Edson Sales, diretor do DSAS, durante a atividade - Foto: José Leomar
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, participou do início da campanha de vacinação, na manhã desta terça-feira. Recentemente, ele destacou que o Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado em 9 de maio, indicou aumento de casos e internações relacionadas ao vírus Influenza A em todo o País. Ainda de acordo com ele, o relatório também revelou crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG). Desta forma, o Departamento teria buscado assegurar a vacinação para os servidores da Alece, a partir de vacinas cedidas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Engajamento
Dentre os que se vacinaram, estiveram os deputados estaduais De Assis Diniz (PT) e Júlio César Filho (PT).
Pedro Perazolo, analista legislativo, falou da importância de se prevenir contra as doenças. “Eu tomo todas as doses disponibilizadas e procuro seguir o cronograma das vacinas. Participando dessas campanhas, nós que trabalhamos no Poder Legislativo damos exemplo para a sociedade da real importância das vacinações para a nossa saúde”, assevera.
A servidora Lúcia Helena tomou os imunizantes e falou sobre a campanha. “Sempre tem uma nova onda e precisamos estar preparados e fortalecidos. Eu já havia tomado cinco doses contra a Covid-19 e a dose da Influenza no ano passado. Hoje reforcei contra as duas doenças”, aponta.
Servidores participaram maciçamente do início da campanha, no hall do Plenário 13 de Maio - Foto: Paulo Veras/Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Ponto de vacinação extra
Nesta quarta-feira (12/06), além do hall do Plenário 13 de Maio, a Célula de Enfermagem estará com uma equipe na sede da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), das 8 horas às 11 horas. No local, serão vacinados idosos aposentados que fazem parte do “Clube do Cérebro”, bem como os policiais e bombeiros militares que trabalham na Assembleia Legislativa, integrantes da da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (1ª Cia/CBC).
Serviço
Para mais informações os servidores podem entrar em contato com a Célula de Enfermagem, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17 horas, ou pelo telefone (85) 3277-3772. A Célula de Enfermagem funciona no DSAS, no anexo III da Alece, (Avenida Pontes Vieira, 2348, bairro Dionísio Torres).
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS