Diretoria Legislativa

Iniciada auditoria externa para certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de órgãos da Alece

Por Júlio Sonsol
12/02/2025 11:03 | Atualizado há 2 semanas

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Sandra Soares, Valéria Cavalcante e Carlos Martins na reunião de abertura da auditoria Sandra Soares, Valéria Cavalcante e Carlos Martins na reunião de abertura da auditoria - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, nesta quarta-feira (12/02), reunião de abertura da auditoria externa dos Sistemas de Gestão da Qualidade da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis) - vinculada à Diretoria Legislativa - e do Procon Alece, no Auditório Lucila Bonfim, no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). A auditoria, que prossegue até quinta-feira (13/02), tem o objetivo de avaliar o nível de produtividade do sistema de qualidade ISO 9001 e recomendar a manutenção da certificação, caso os requisitos permaneçam contemplados.

A CTLegis e o Procon Alece passaram por auditoria interna durante setembro e novembro de 2024, respectivamente, para verificar a conformidade com as normas ISO e o processo de gestão de qualidade. As auditorias são realizadas anualmente. 

Ação parlamentar

O diretor legislativo da Casa, Carlos Martins, recorda que em 2011 a Alece iniciou o processo de qualificação dos órgãos. "Precisávamos iniciar isso por um departamento, a CTLegis. Como o nosso mister é a ação parlamentar, que assessora os deputados estaduais com elaboração de minutas de projetos, percebemos que precisaríamos ter qualidade", explica.

Assim, foi observado, segundo Carlos Martins, que seria necessária a certificação dessas ações, e que fossem continuamente analisadas, para poder evoluir. "Então, desde 2011, tivemos o primeiro setor da Alece (CTLegis) certificado pelas normas de qualidade. Agora estamos passando pelo processo de manutenção dessa certificação", destaca.

Para o diretor legislativo, é importante que seja dado grande foco na questão da sustentabilidade. "Nós descartamos ainda muito papel. Um dos trabalhos que realizamos nesses anos foi a diminuição do uso papel, e mais uso da tecnologia, com a virtualização dos processos e a melhoria contínua dos serviços de qualidade", pontua. 

Gestores e servidores da Alece durante a atividade, no Anexo III - Foto: José Leomar

Carlos Martins defende a continuidade de boas políticas adotadas no Poder Legislativo estadual. "Uma forma de se dar continuidade é tendo um selo de qualidade. Com auditorias internas e externas, como essa, nunca vai haver prejuízo na qualidade. É isso que pretende a Alece, por meio do nosso presidente, deputado Romeu Aldigueri (PSB), oferecendo o melhor do Poder Legislativo à sociedade cearense", enfatiza.

Excelência no serviço

A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, consideraque a recertificação é "importantíssima", pois comprova o o serviço de excelência que o órgão está entregando à população. "Isso também nos mobiliza para que tenhamos também vários cursos de qualificação, que vão aprimorando os servidores", defende.

Valéria destaca que o Procon Alece  é o primeiro órgão desta natureza, entre todas as Assembleias Legislativas do Brasil, a ter a certificação ISO 9001. "Temos uma pesquisa de satisfação que aponta 90% do público atendido se considerando satisfeitos com as nossas entregas. Ou seja, 90% dos casos são resolvidos com nossas audiências. Então, temos uma excelência de serviço  com resultados rapidíssimos, resolvendo casos em menos de dez dias", aponta.

Saiba mais

A auditoria externa Sandra Soares, da empresa ONC Certificação, explica que a auditoria do Procon Alece é realizada nesta quarta-feira enquanto a da CTLegis se dará nesta quinta-feira (13/02). "Vamos  verificar todos os itens pertinentes previstos na norma ISO 9001 e verificar se estão atendendo a todos os requisitos que ela exige", acentua.

Entre os itens, a auditora aponta treinamentos para o exercício funcional. "A gente verifica se realmente esses trabalhadores  possuem treinamentos para exercer suas funções dentro da da Assembleia Legislativa", aponta. Outros requisitos de qualificação é verificar a prestação de serviço ao cidadão e garantir a qualidade do serviço prestado "Serão dois dias para verificarmos a conformidade dos serviços com a norma", pontua.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
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Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

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