Categoria Matriz

Inesp lança virtualmente “Para Além das Armas”

Por ALECE
17/02/2021 11:49

Compartilhe esta notícia:

Lançamento será nesta quinta-feira (18/02), pela plataforma Zoom Lançamento será nesta quinta-feira (18/02), pela plataforma Zoom - Divulgação/ Inesp

A obra “Para Além das Armas – Militantes da Esquerda Armada no Ceará durante a Ditadura Civil-Militar (1968-72)”, de autoria de Airton de Farias será lançada nesta quinta-feira (18/02), às 18 horas, pela plataforma Zoom (link https://zoom.us/j/93264883830pwd=NWFsckloUXh5MGRHOGFUWnZERDZqQT09, com senha de acesso: 555160). A iniciativa é da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza e a Comissão Especial de Anistia Wanda Rita Othon Sidou - Ceará. A ação faz parte das atividades do Instituto nesse período de trabalho híbrido.

Durante o lançamento será realizada uma homenagem a dona Maria de Lourdes Miranda de Albuquerque (in memoriam). A apresentação do livro será conduzida pelo deputado estadual Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania do Poder Legislativo.  A mediação ficará por conta da jornalista Luzia Rolim, assessora de comunicação do Inesp.

A publicação traz fatos e temas relevantes para a compreensão dos chamados “anos de chumbo” no Brasil, a partir das lutas e resistências dos militantes da esquerda organizada contra a ditadura estabelecida a partir de abril de 1964 em nosso país. No livro, que tem suas raízes na pesquisa de mestrado em história que Airton de Farias desenvolveu anos atrás, o autor acrescentou novas partes, reescreveu muitas e apresenta também um panorama historiográfico sobre a luta armada, se inserindo plenamente no debate nacional e internacional mais recente sobre o tema.

Para o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, a produção valoriza a memória e a história oral, colaborando para que se mantenham vivos os ensinamentos obtidos pelas lutas contra a ditadura e a favor do restabelecimento do campo democrático. “Identificar as motivações e ações da juventude militante de então, as raízes de suas práticas políticas e as repressões a que foram submetidos traz-nos uma inigualável contribuição, ajudando-nos a compreender a história política do Ceará'', afirma.

Da Assessoria de Imprensa do Inesp

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829 

Veja também