Inesp e Assalce têm presença confirmada na Bienal do Livro
Por ALECE14/08/2019 11:15
Compartilhe esta notícia:
A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará terá um o significado diferente para a Assembleia Legislativa do Ceará. Estão previstas as participações do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) e no evento a ser realizado de 16 a 25 deste mês, no Centro de Eventos do Ceará.
Divulgar e publicizar a produção legislativa, literária e científica é um dos principais eixos de trabalho do Inesp. Com esse objetivo, o Instituto participará da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, com a temática "As Cidades e os Livros" sob curadoria da escritora Ana Miranda e dos professores e escritores Inês Cardoso e Carlos Vasconcelos.
Lançamentos de livros publicados pelo Instituto farão parte da programação oficial da Bienal. Dentre eles, há destaques como o livro “O SUS e os Consórcios Públicos em Saúde – Da Teoria à Prática" que contará com a presença do senador Cid Gomes (PDT), responsável pelo prefácio da publicação. A obra é resultado da experiência dos autores, Bruno Eloy e Helena Marcia Guerra, na gestão do Consórcio Público de Saúde da Região de Cascavel (CPSRCAS), desde sua implantação, em 2010, até 2017.
Além deste título o Inesp estará responsável por mais três lançamentos durante a Feira: “Meio Ambiente: começo e fim”, de autoria do professor e ex-deputado federal e estadual Artur Bruno; “História da Medicina no Ceará”, do médico Vinícius Antonius Holanda de Barros Leal; e “Resistência, Rota de Fuga e Refúgio: o Cariri cearense na ditadura militar”, do professor Aurélio Matias.
Assalce terá participação no Salão do Professor
Nesta edição, a servidora Jacqueline Assunção, idealizadora do Projeto “Estante Assalce Ler Cuidando do Ser com Biblioterapia” e facilitadora do curso "Em Rodas de Biblioterapia", da Assalce, participará do Salão do Professor - que durante a programação do evento vai receber mesas-redondas, palestras, rodas de leitura e outras atividades não exclusivas para professores, mas todas formatadas sob a perspectiva do ensino e da educação.
A participação está agendada para o dia 19 de agosto, das 17 às 19 horas, com a atividade "Diálogos 1 - literatura e subjetividade: Biblioterapia". Além de Jacqueline, o encontro terá a presença de Virgínia Bentes. A mediação é de Laiana Sousa. "As rodas de Biblioterapia acontecem quinzenalmente ou semanalmente com os servidores e entes da sociedade, onde são apresentadas poéticas de livros", explica Jacqueline.
Segundo ela, para participar da atividade não é necessária leitura prévia dos participantes, diferente das rodas dos clubes de leituras tradicionais. "O objetivo é libertar a pessoa de algo que a incomoda por meio do 'dr. Livro', um remédio que destina a tratar tédio, abandono, bloqueio criativo, dor de cotovelo, ansiedade, entre outros males. Para nós, a literatura é plural e consola, transporta, distrai e 'cura'", afirma.
Jacqueline destaca, ainda, o apoio dado ao projeto: "Com o apoio do nosso presidente Luís Edson Corrêa (Assalce) e da Mesa Diretora da Assembleia, estamos ultrapassando as dependências do Legislativo - uma importante contribuição para a nossa sociedade é fomentar o estímulo à leitura", destaca.
Saiba mais
A Bienal acontecerá de 16 a 25 de agosto de 2019, com a temática "As Cidades e os Livros" sob curadoria da escritora Ana Miranda e dos professores e escritores Inês Cardoso e Carlos Vazconcelos. Outras publicações do Instituto serão lançadas no stand do órgão durante a programação do evento.
Confira a programação completa da Bienal no link https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br/programacao/
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024