Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos

Inep abre inscrições para o Enem 2021; prazo vai até 14 de julho

Por ALECE
30/06/2021 11:21

Compartilhe esta notícia:

Projeto de lei em tramitação na Alece prevê o pagamento das inscrições do Exame pelo governo estadual Projeto de lei em tramitação na Alece prevê o pagamento das inscrições do Exame pelo governo estadual - Arte: Bruna Bringel/ Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Nesta quarta-feira (30/06), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abre o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, por meio da página do participante na Internet (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). O período de inscrições ocorrerá prossegue até 14 de julho na página do participante.

"O projeto Alcance.Enem está com várias ações para garantir o desempenho máximo dos nossos estudantes,  programamos mais dois simulados on-line para agosto e outubro deste ano", adianta a coordenadora geral do projeto, Dione Soares. O Alcance.Enem é desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Ceará para estudantes prestes a fazer o Exame, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos.

Com o objetivo de facilitar este momento de realização das inscrições para estudantes,  o projeto compartilha um passo a passo de como fazer a inscrição.

Confira o passo a passo

Inicialmente, o candidato deve acessar a Página do Participante e inserir o CPF e a data de nascimento. Depois, o estudante será direcionado para uma nova ficha, em que é preciso inserir os demais dados pessoais, como endereço, telefone, RG, e-mail, entre outros.

Em seguida o candidato deverá criar uma senha de no mínimo dez caracteres para obter acesso ao portal do Enem e demais processos seletivos do governo que utilizam a nota do Exame.

Durante o processo de inscrição será possível que o candidato selecione a língua estrangeira que pretende responder na prova e também a cidade em que irá participar do exame.

Nesta etapa os candidatos poderão solicitar o atendimento especial, voltado aos estudantes que necessitam de provas adaptadas, por exemplo.

O próximo passo é inserir os dados da instituição de ensino do ensino médio e preencher o questionário socioeconômico para que os órgãos possam conhecer o público que participa do exame.

Candidatos que não conseguiram a isenção da taxa de inscrição devem fazer o download do boleto no valor de R$ 85 para o pagamento e só após este procedimento a inscrição será confirmada.

Governo do Estado envia à Alece projeto que paga inscrições do Enem

O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa do Ceará projeto de lei enviado pelo governador Camilo Santana (PT) que cobre o pagamento da inscrição do Enem para estudantes cearenses. Conforme anunciado nesta terça-feira (29/06), a medida contempla egressos da rede pública estadual de ensino que, por conta da pandemia, não prestaram a prova no ano passado e este ano tiveram seus pedidos de isenção indeferidos pelo Governo Federal.

“O Ceará tem galgado nesses anos uma política meritocrática e consequentemente vem colhendo resultados na educação. Estamos aqui hoje para encaminhar para a Assembleia Legislativa, sob regime de urgência, o pedido para que o Estado pague a inscrição, no valor de R$ 85, para todo aluno de escola pública que teve o pedido de isenção da inscrição indeferido pelo Governo Federal. Incluindo todos os alunos que concluíram a 3ª série do Ensino Médio em 2020, mas que não fizeram ainda o Enem, por conta da pandemia, e precisam se inscrever”, pontuou o governador ao se pronunciar sobre o tema ontem, ao lado da vice-governadora Izolda Cela (PDT) e da secretária estadual da Educação Eliana Estrela.

A iniciativa deve ser pautada no Poder Legislativo nesta quinta-feira (01/07), para, após a aprovação, estar disponível a tempo da inscrição dos alunos no Enem, que se encerra no próximo dia 14 de julho. “O Governo Federal negou essa isenção para pelo menos 3.800 alunos cearenses, e isso é um absurdo que não podemos aceitar. Não podemos prejudicar esses jovens”, ressaltou o governador. Ele informou ainda que o Ceará tem um histórico expressivo de alunos inscritos no Enem, entre 95 e 98%, um dos maiores índices do Brasil.

Do Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com projeto Alcance.Enem e informações do jornal O Estado

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também