Imposto de Renda: declaração de rendimentos está disponível no Portal do Servidor
Por ALECE25/02/2021 13:58
Compartilhe esta notícia:
Os servidores e servidoras da Assembleia Legislativa do Ceará devem estar atentos aos procedimentos para declaração do Imposto de Renda de 2021, que começa em 1º de março e se estende até o dia 30 de abril. São obrigados a acertar as contas com o Leão os servidores que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020. Quem não entregar a declaração dentro do prazo terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
A declaração de rendimentos já está disponível no Portal do Servidor. Para acessá-la, basta efetuar o login e senha, clicar na aba Servidor, escolher o item DGP - Dec de Rendimentos e em seguida clicar no botão Enviar.
O servidor também pode clicar no banner Declaração de rendimentos, disponível no lado direito do Portal e acompanhar o passo a passo sobre como emitir o documento.
''Apesar de ser algo simples, vai auxiliar quem não tem como acessar essa plataforma. Quem não tiver o email institucional ou senha, basta clicar na imagem do lado direito, no banner 'Abertura de chamados', da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTI), preencher com dados solicitados e aguardar a TIC entrar em contato pelo WhatsApp'', destaca a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Ferreira Lima. Com o problema resolvido, o servidor vai conseguir acessar sua página pessoal e emitir a sua declaração.
A diretora da DGP destaca que o acesso ao portal é importante não apenas para se ter acesso à declaração, mas para que o servidor possa usufruir dos demais serviços disponibilizados, tanto os pessoais (dados cadastrais, histórico funcional e contracheques) quanto para ficar informado com as notícias do Portal. ''Sobre dúvidas e demais informações, o servidor pode entrar em contato com o Departamento de Gestão de Pessoas através do WhatsApp - (85)99612.5700 apenas por mensagem'', esclarece.
Antecipação e procedimentos para usuários de planos de saúde
A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas alerta os servidores a não deixar a entrega para a última hora, evitando congestionamentos no site da Receita Federal. Quem entrega a declaração antecipadamente tem benefícios, dentre os quais o de receber a restituição mais cedo que os demais.
Para os servidores que são usuários de planos de saúde, a orientação é procurar junto à prestadora de serviço o demonstrativo de despesas que podem ser deduzidas integralmente do cálculo do Imposto de Renda.
Em 2020, dentre as 910 mil declarações retidas, 46% se enquadraram nesta situação por falta de informações de rendimentos de titulares e dependentes, e 26% por valores incompatíveis de despesas médicas.
Balanço
Em 2020, a Receita Federal recebeu 31,9 milhões de declarações de Imposto de Renda. A quantidade de entregas ficou um pouco abaixo do esperado pelo órgão, que previa o recebimento de 32 milhões de declarações. As restituições começam a ser pagas a partir de 31 de maio.
A declaração e a entrega poderão ser feitas e entregue, pelo computador, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) relativo ao exercício de 2020, disponível no sítio da Receita Federal, em link específico (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda); na página do próprio Fisco, pelo navegador de Internet (com certificado digital) ou pelo serviço Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones.
JB, com Receita Federal
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Alece suspende expediente para preparação de zonas eleitorais
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio de portaria assinada pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, deputado Danniel Oliveir...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceWorkshops trazem orientações para equipe do Projeto Realizar
O Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (A...
Autor: Júlio Sonsol e Julyana Brasileiro