Importância do livro é debatida no “Em Rodas de Biblioterapia”
Por Paulo Veras18/04/2024 14:34 | Atualizado há 7 meses
Compartilhe esta notícia:
O curso “Em Rodas de Biblioterapia”, atividade da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), realizou, nesta quinta-feira (18/04), sua edição 72ª edição. Com a poética “A Importância do Livro - Qual o livro que marcou sua vida?”, o encontro aconteceu na Biblioteca César Cals de Oliveira, no Anexo II da Alece (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).
O presidente da Assalce, Luis Edson Sales, parabenizou todos os envolvidos e destacou a importância do curso, implantado em 2017, por meio de uma ideia trazida pela servidora Jacqueline Assunção. “É com satisfação que vemos os servidores adotando o livro como instrumento de cura e de motivação. A leitura é um mundo sem volta”, definiu.
Luis Edson ratificou o êxito do projeto, apresentado em feiras e citado pelo Institut Cultive Suisse Brésil (ICSB) de Genebra (Suíça). “Temos muito orgulho do alcance conquistado pelo curso ´Em Rodas de Biblioterapia´, pensado por uma servidora e apoiado pela Associação”, asseverou. O presidente da Assalce revelou e indicou como livro preferido "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry.
Sobre a atividade
Inicialmente, Jacqueline Assunção, Daniele Nascimento e Rosanni Guerra trataram da importância da leitura e quais foram os livros que marcaram suas vidas. Rômulo Nântua, psicólogo e analista legislativo da Alece, apresentou as oradoras.
A facilitadora e mediadora do Curso, Jacqueline Assunção, falou sobre a edição, dedicada, segundo ela, ao “doutor das rodas”, que é o livro. “A ideia hoje foi que cada participante falasse sobre livro que mais marcou a sua vida. Assim geramos uma troca de experiências entre todos”, destacou.
Jacqueline Assunção trouxe como o seu livro especial o de sua própria autoria “Biblioterapia: poéticas como prevenção para os males da alma”, que tem como temática o próprio curso “Em Rodas de Biblioterapia”.
Servidores da Alece acompanharam a atividade na Biblioteca César Cals de Oliveira - Foto: Bia Medeiros
A coordenadora da Biblioteca César Cals de Oliveira, Daniele Nascimento, pontuou que o curso trouxe uma vida a mais para a Biblioteca. “Nosso espaço é aberto para servidores e para o público em geral. Com edições do curso realizadas aqui, movimentamos a Biblioteca principalmente com nosso público interno”, explicou. Na roda, Daniele escolheu para falar sobre o clássico "Dom Casmurro", de Machado de Assis, obra que marcou sua adolescência.
Rosanni Guerra, jornalista, produtora e apresentadora do programa "Cabeceira" da TV Assembleia, que traz entrevistas com escritores e contempla o ambiente literário, também participou da roda. “No programa ´Cabeceira´, valorizamos a literatura e, por consequência, o incentivo à leitura, em especial à literatura do Ceará”, acentuou.
Para a apresentadora do "Cabeceira", não foi fácil escolher um único livro. “Pensei em muitos que li, como de Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias, mas não tinha mais para trazer. Também pensei nos livros dos autores que entrevistei. Difícil decidir”, confessou. Ela optou por falar sobre o livro “Literarte celebra o Ceará e o Maranhão”, antologia na qual consta um poema da jornalista.
Após a fala das expositoras, os participantes foram convidados a também relatar suas experiências de leitura. O evento finalizou com uma confraternização e lanche entre os presentes.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)