Homem com H está em exibição no Cinema do Dragão
Por Julio Sonsol02/05/2025 10:44 | Atualizado há 12 horas
Compartilhe esta notícia:

A vida de um dos mais icônicos artistas brasileiros, Ney de Souza Ferreira, conhecido nacionalmente como Ney Matogrosso, está aberta ao público. Sua trajetória, desde a infância até os dias atuais, é contada pelo filme “Homem com H”, que está em exibição no Cinema do Dragão, em sessões diárias, até a próxima quarta-feira (07/05).
“Homem com H”, dirigido por Esmir Filho, é uma cinebiografia que mergulha na vida de Ney Matogrosso, considerado um dos grandes ícones da música e da cultura brasileira. A produção é protagonizada pelo ator Jesuíta Barbosa, mostrando a trajetória do artista desde sua infância em Bela Vista, Mato Grosso do Sul.
Os primeiros momentos do filme mostra os conflitos do artista com o pai militar, Rômulo Braga, até sua consagração como símbolo de liberdade e transgressão. Com uma abordagem sem inibições, a obra procura retratar a essência de Ney: um "homem com H", que desafiou normas de gênero, sexualidade e repressão durante a ditadura militar.
Marcante também a atuação de Jesuíta Barbosa, que incorpora Ney com uma intensidade que cativa a atenção do público. Seja nos palcos, recriando performances icônicas como “Sangue Latino” e “Rosa de Hiroshima”. Nos momentos íntimos, o ator espelha com fidelidade os trejeitos, olhares e a energia do cantor, equilibrando força e vulnerabilidade.
Elenco
A escolha do ator, que já havia interpretado uma canção de Ney em “Onde Nascem os Fortes”, é, sem dúvida, um dos pontos altos da produção. O elenco de apoio, incluindo Hermila Guedes como a mãe amorosa, Bruno Montaleone como Marco de Maria e Jullio Reis como Cazuza, também brilham, trazendo humanidade às relações complexas de Ney.
Esmir Filho, que também assina o roteiro, buscou uma narrativa linear que cobre décadas, da infância nos anos 1940 à maturidade nos anos 1990. Com 2h09min, a trama se apressa em momentos relevantes, como o surgimento do grupo Secos & Molhados ou os conflitos internos da banda. A edição de Germano de Oliveira faz cortes bruscos para condensar a vasta trajetória do artista. A direção de arte de Thales Junqueira e a fotografia de Azul Serra compensam e recriam com fidelidade os figurinos de Ney Matogrosso, inspirados no teatro Kabuki e na natureza.
Polêmicas
O filme se recusa a esquecer das polêmicas e aborda a sexualidade de Ney com franqueza, retratando seus relacionamentos, como partes essenciais de sua identidade. Uma das sequências mais impactantes ocorre no terceiro ato, quando a epidemia de Aids é abordada. Essa abordagem, aliada à trilha sonora repleta de clássicos como “O Vira” e “Homem com H”, reforça a conexão entre a vida de Ney e o contexto político e social do Brasil.
“Homem com H”, além de se uma biografia, é um manifesto sobre liberdade, arte e resistência. A obra se notabiliza pela ousadia estética, trilha sonora envolvente e, sobretudo, pela performance irretocável de Jesuíta Barbosa. Para quem acompanhou a trajetória de Ney Matogrosso, o filme é um convite para (re)conhecer a história de um artista que, como poucos, transformou sua atuação profissional e a própria vida em um ato de rebeldia e poesia.
Para fãs de Ney Matogrosso e de cinebiografias, o filme é uma experiência inesquecível.
Serviço
"Homem com H" está em exibição na sala 2 do Cinema do Dragão. As sessões programadas são sexta (02/05) – 16h40, sábado (03/05) – 16h40, domingo (04/05) – 17h40, terça (06/05) – 18h30 e quarta (07/05) – 18h30. Classificação indicativa: 16 anos.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Programação descentralizada marca aniversário de 26 anos do Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa 26 anos com programação que dialoga com os territórios vizinhos, como Poço da Draga, Moura Brasil e...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com informações da Secult
Fim de semana tem programação cultural diversificada em Fortaleza
O fim de semana do feriado da Semana Santa oferece à população de Fortaleza uma programação diversificada para adultos e crianças, com eventos focados...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com informações da Secult e Dragão do Mar
Estação das Artes promove eventos com foco na valorização da cultura negra e periférica
Entre os dias 11 e 13 de abril, a Estação das Artes, equipamento cultural público em Fortaleza, promove uma programação cultural diversa, com ênfase...
Autor: Julio Sonsol com informações da Secult