Agenda Cultural

Grupo Pavilhão da Magnólia apresenta peça "Maquinista" no Cineteatro São Luiz

Por ALECE
28/11/2019 11:12 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Grupo Pavilhão da Magnólia faz apresentação única no Cineteatro São Luiz Grupo Pavilhão da Magnólia faz apresentação única no Cineteatro São Luiz - Foto: Divulgação

Baseado em uma história real, “Maquinista” é sobre a incrível faceta de um “ator” que entrou para o bando de Lampião após enganar toda uma cidade. O espetáculo é encenado pelo Grupo Pavilhão da Magnólia e ocorre nesta sexta-feira (29/11), às 19h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Os ingressos já estão à venda por R$20 e R$10 e tem limitação de 70 lugares, por ocorrer em formato intimista onde artistas e público são acomodados sobre o palco.

Antônio Maquinista, tipo presepeiro, inteligente e bem-parecido, que com boa leitura e não pior escrita, dispôs-se a promover, em meados de 1926, um espetáculo de teatro na cidade de Floresta, Pernambuco. Mas, após recolher o dinheiro dos ingressos e arrecadar por empréstimo um sem-número de cobertas a serem improvisadas em cortinas, desapareceu na hora da abertura do espetáculo com tudo o que se achava em seu poder.

 Foi jurado de morte pela rapaziada fogosa da terra, afrontada com o ridículo em que envolveram indiretamente as suas famílias, e é com pouca surpresa que dias depois estoura a notícia do alistamento do ator velhaco no bando de Lampião, onde aliás não viria a pôr freio ao seu espírito criativo.

Grupo Pavilhão da Magnólia

Fundado em 2005, em Fortaleza, Ceará, o grupo Pavilhão da Magnólia vem desenvolvendo uma pesquisa de linguagem que realiza articulações com diversas possibilidades cênicas que as artes podem proporcionar. Com produções para o palco, rua e para o público infanto-juvenil, o Pavilhão possui em sua trajetória espetáculos como: “A Revolta das Coisas (2005)”, “O Pássaro Azul (2008)”, Pétalas (2009), “Festa” (2012), entre outros.

O grupo já realizou uma Residência Artística (2012 a 2015) no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno da Universidade Federal do Ceará; O projeto Centro em Cartaz (2014 a 2015) no Teatro Carlos Câmara em parceria com a Secretaria da Cultura do estado do Ceará; Três edições (2013-2104-2105) do Encontro de Realizadores de Teatro Infantil do Ceará; É também Co-realizador do Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará - FNTR e da décima edição do Festival de Teatro de Fortaleza (2014).

Assim o grupo realiza e produz espetáculos, festivais, mostras, e projetos para além de suas próprias produções interagindo desta maneira, socialmente e culturalmente com a sua cidade.

Curta Mais Teatro

Faixa de programação que tem como objetivo a formação de público para o segmento das artes cênicas e a valorização do fazer teatral. Atua na perspectiva de apresentações de espetáculos de teatro e musicais de alta qualidade artística e técnica.

A programação potencializa a aproximação do público com a linguagem teatral, privilegiando projetos que tenham cunho de experimentação e pesquisa, produzidos por artistas cearenses e nacionais.

Veja também