ASSALCE

Grupo de Convivência realiza atividades relacionadas ao Carnaval

Por ALECE
14/02/2020 14:46 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Canções carnavalescas animaram o encontro realizado nesta sexta-feira (14/02) Canções carnavalescas animaram o encontro realizado nesta sexta-feira (14/02) - Foto: Máximo Moura

Em ritmo de pré-carnaval, o Grupo de Convivência, voltado para servidores aposentados da Assembleia Legislativa do Ceará ou próximos da aposentadoria, realizou suas atividades nesta sexta-feira (14/02) tendo como tema os festejos mominos.  Realizada na sede da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), a iniciativa, coordenada pela terapeuta ocupacional Nathália Gomes, também teve a participação de Lissie Castro, que coordenou práticas de meditação e respiração com o grupo.

Durante a reunião, foram realizadas dinâmicas que visavam a utilizar motivos e músicas de Carnaval para reativar memórias. Entre as atividades de interação, as participantes ouviram trechos de marchinhas carnavalescas para completar os versos de memória, e também para apontar por quantas vezes determinada palavra era citada nas canções.

Para ativar as recordações, o grupo, em uma roda de conversa, foi instado a lembrar das festas carnavalescas das quais participaram, como se divertiam e com quem interagiam nesse período. "O interessante é que algumas pessoas participaram dos mesmos festejos, mas que só vieram a se conhecer no grupo de convivência", observou Nathália.

Lissie Castro explicou que as práticas de respiração e meditação que coordenou são  importantes para ativar e manter saudável a memória. "Essas atividades são boas em qualquer momento da vida. Quando se acalma a mente, são reduzidas as ansiedades e preocupações com o futuro. A pessoa fica no presente e a vida flui", explicou a facilitadora.

Nathália Gomes informa que o Grupo de Convivência está realizando encontros todas as sextas-feiras. Porém, por conta da véspera do Carnaval (22 a 25 de fevereiro), não haverá a reunião na próxima sexta-feira (21/02).

Integrante do grupo desde a sua criação, em setembro de 2019, a servidora aposentada Fátima Tabosa considera que o grupo tem sido "um divisor de águas" na sua vida. "Os resultados são excelentes. A gente aprende muitas coisas e o convívio com as pessoas é o melhor possível. A facilitadora Nathália é jovem e dinâmica, com muito a nos mostrar e nos ensinar", salientou.

Saindo do isolamento pessoal

De acordo com a terapeuta ocupacional Nathália Gomes, coordenadora do grupo, além do desenvolvimento de atividades cognitivas e motoras, o coletivo ainda tem o objetivo de fortalecer vínculos e a socialização das pessoas idosas. A participação é gratuita para os servidores e tem preço simbólico para demais interessados.

Ela lembra que os aposentados são pessoas que se afastaram de diversas tarefas do cotidiano. Com a aposentadoria, surge também o distanciamento do convívio dos colegas de trabalho e das rotinas laborais. De acordo  com ela, deverão, ainda, ser programadas atividades externas, para uma socialização mais descontraída.

Mais informações

Nathália Gomes, tem formação em Terapia Ocupacional, com especialização em Gerontologia, experiência em grupos de convivência de terceira idade e atendimentos domiciliares. O Grupo de Convivência, que integra o Programa Casulo Bem Estar e Qualidade de Vida, da Assalce, ainda está recebendo inscrições. Os interessados podem se dirigir diretamente à recepção da Assalce, manter contato pelos telefones 85.3272.8832 e 85.3272.3278. bem como pelo aplicativo WhatsApp 85.99991.5878, para participar das atividades ofertadas.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também