ASSALCE

Grupo de Convivência realiza atividades em referência aos dias das crianças e dos idosos

Por ALECE
09/10/2019 16:57

Compartilhe esta notícia:

Terapeuta ocupacional Nathália Gomes durante a atividade mais recente realizada na Assalce Terapeuta ocupacional Nathália Gomes durante a atividade mais recente realizada na Assalce - Foto: Bia Medeiros

O Grupo de Convivência, voltado para servidores aposentados da Assembleia Legislativa do Ceará ou próximos da aposentadoria, intensifica suas atividades e amplia atuação junto aos servidores da Casa. Na última sexta-feira (04/10), foi realizado o sexto encontro do grupo. A iniciativa, coordenada pela terapeuta ocupacional Nathália Gomes, integra o Programa Casulo Bem Estar e Qualidade de Vida, da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce).

Durante a reunião, foram realizadas atividades voltadas para um envelhecimento saudável. Foram também destacadas as datas comemorativas de outubro: Dia do Idoso (01/10), Dia da Criança (12/10) e o Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

Nathália Gomes informa que o Grupo de Convivência está realizando encontros todas as sextas-feiras, desde setembro. Anteriormente, as atividades eram quinzenais, mas por provocação das participantes, o cronograma foi alterado. "Iremos trabalhar corpo e mente", enfatiza. Segundo Nathália Gomes, acontecerão, ainda, práticas demandadas pelo próprio grupo.

Entre as atividades realizadas no encontro mais recente, houve uma roda de conversa sobre como cada pessoa está "alimentando" o cérebro, para uma "envelhecência" mais saudável. Também foi realizado um jogo que lembra a "adedonha", onde as participantes tinham que indicar determinada coisa iniciada pela letra sorteada.

Socialização como meta

De acordo com a terapeuta ocupacional Nathália Gomes, coordenadora do grupo, além do desenvolvimento de atividades cognitivas e motoras, o grupo ainda tem o objetivo de fortalecer vínculos e a socialização das pessoas idosas. A participação é gratuita para os servidores e tem preço simbólico para demais interessados.

Conforme explica a terapeuta, as atividades desenvolvidas têm como objetivo a manutenção da saúde funcional, auxiliando na autonomia e independência nas atividades do cotidiano. "Além disso, estamos despertando nos participantes a importância e necessidade de manter-se ativo, estimulando a capacidade cognitiva, desafiando o cérebro com exercícios que estimulem de forma adequada as conexões neurais, garantindo um desempenho efetivo da memória, raciocínio, atenção, concentração e funções executivas", avisa.

Ela lembra que os aposentados são pessoas que se afastaram de diversas tarefas do cotidiano. Com a aposentadoria, chega também o distanciamento do convívio dos colegas de trabalho e das rotinas laborais. No encontro mais recente, foram desenvolvidas atividades como gerontomotricidade, dança sênior, dinâmicas de grupo, condicionamento funcional e atividades de estimulação cognitiva. Entre as atividades sociais, deverão ser programadas atividades externas, para uma socialização mais descontraída. "Serão passeios, encontros em cafeterias, teatro, cinema, visita a parques e exposições artísticas", explica.

Opinião das participantes

A aposentada Fátima Tabosa, que integra o grupo desde a primeira reunião, disse que participar das atividades promovidas tem sido muito gratificante. "A participação tem feito mudanças na minha vida. A gente chega a uma idade que se não procurar fazer diferente acaba ficando na mesmice, envelhece a cabeça. Participando desta convivência, tenho melhorado bastante em todas as situações", afirma

Edirles Cysne, também aposentada, também revela-se satisfeita com a sua participação no grupo. "E muito bom estar em contato com as minhas amigas. Estou aprendendo com todas e fazendo algumas tarefas que me motivam. É bem melhor do que ficar dentro de casa, sem ver o mundo e as pessoas. Fico muito feliz em vir para cá", pontua.

Serviço: A coordenadora das atividades, Nathália Gomes, tem formação em Terapia Ocupacional, com especialização em Gerontologia, com experiência em grupos de convivência de terceira idade e atendimentos domiciliares. O Grupo de Convivência ainda está recebendo inscrições. Os interessados poderão se dirigir diretamente à recepção da Assalce, ou pelos telefones 85.3272.8832 e 85.3272.3278 e ainda pelo aplicativo WhatsApp 85.99991.5878, para participar das atividades do grupo.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também