Grupo de Convivência mantém atividades de forma virtual
Por ALECE27/03/2020 11:30 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A terceira idade é uma fase da vida em que manter-se ativo é fundamental para garantir sensação de bem-estar e equilíbrio emocional. A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) tem um cuidado especial com os servidores aposentados ou próximos dessa etapa de vida. Uma das atividades ofertadas pela Associação, o Grupo de Convivência, auxilia no desenvolvimento de atividades cognitivas e motoras, contribuindo para a autonomia e independência de cada pessoa nas atividades do cotidiano.
Para não suspender as atividades durante a quarentena provocada pelas ações de combate ao vírus Covid 19 (o novo coronavírus), a iniciativa coordenada pela terapeuta ocupacional Nathália Gomes adotou uma nova metodologia. O encontro presencial, realizado semanalmente na sede da Assalce, foi substituído pelo virtual. A distância é apenas física porque os aposentados permanecem acolhidos pela Assalce.
“De forma despretensiosa, surgiram vídeos voltados para que eles continuem desafiando o cérebro, estimulando as funções cognitivas, enfatizando o que sempre falo: um envelhecimento ativo, saudável e que promova autonomia e independência por mais tempo. Fiquei surpresa e muito feliz com os resultados atingidos, à proporção que esse projeto atingiu, pois uns foram encaminhando as atividades para amigos, parentes e até pessoas de outras cidades’’, destaca Nathália Gomes.
Manutenção do contato estimula amizades
Os idosos fazem parte do grupo de risco do coronavírus e o isolamento social é a principal medida para evitar o contágio da doença. Mas afinal, como mantê-los ativos e com a saúde mental em dia? Foi pensando nisso que a terapeuta ocupacional resolveu permanecer com as atividades do Grupo de Convivência. A nomenclatura da atividade não é mera coincidência com a definição do dicionário: modo de vida em que se pode partilhar; vida em comum; convívio.
“Todos que fazemos parte da Assalce temos um carinho especial pelos aposentados. Desde que se iniciou essa pandemia, passei a pensar muito na população idosa, nos participantes do grupo de convivência. Participar da atividade é algo que promove uma satisfação e o vínculo social. As amizades são de suma importância para eles e isto foi retirado temporariamente. Daí imaginei como estariam em casa entediados, preocupados, e pensei em realizar atividades que pudessem diminuir esse cenário’’, afirma a coordenadora do Grupo de Convivência.
Nova dinâmica
As atividades são disponibilizadas por vídeos e enviadas no grupo do WhatsApp. A proposta inicial foi sobre a importância e necessidade de organizar e executar a rotina que ajuda na regulação do humor e minimiza ociosidade e sentimentos de ansiedade. “As atividades desenvolvidas no Grupo têm objetivo de estimular habilidades cognitivas e funcionais. Realizamos alongamentos, dança sênior, a gerontomotricidade, atividades lúdicas que favorecem o bem estar e autoestima. Além disso, vídeos estimulando a funcionalidade e mais cuidados a manutenção da saúde mental serão realizados no decorrer dos dias’’, adianta Nathália Gomes.
O Grupo de Convivência integra o Programa Casulo Bem Estar e Qualidade de Vida, da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce). Nathália Gomes, que é especialista em Gerontologia, afirma que as atividades presenciais retornam após o período de pandemia do coronavírus. Desde o início, o grupo de foi idealizado a todos que queiram se preparar para um envelhecimento ativo e bem sucedido.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Whatsapp: 85.99147.6829
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)