Gravidez na maturidade é possível
Por ALECE07/05/2019 16:09
Compartilhe esta notícia:
Carreira profissional, independência e estabilidade financeira são prioridades da mulher do século XXI. A luta para garantir um bom espaço no mercado de trabalho e sucesso na carreira acabam adiando o sonho da maternidade. Esse é o caso da servidora Odete Marçal, chefe do setor de Enfermagem do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará.
Apesar de ser uma mulher moderna, a gravidez foi um desejo adiado para permitir a conclusão da faculdade de Enfermagem, de um curso de Especialização e, consequentemente, da chegada da maturidade. A primogênita Vitória, de 23 anos, chegou ao mundo por meio de um parto cesariano quando Odete tinha 31 anos. O fruto do primeiro casamento tão planejado mudou um pouco a rotina cuja prioridade era o lado profissional.
Como toda mulher que vive a experiência da maternidade de primeira viagem, ela contou com o auxílio da mãe para os cuidados essenciais com a recém-nascida. "Comecei a trabalhar na Assembleia aos 18 anos. Decidi ter uma filha quando estava realmente pronta tanto no aspecto financeiro como emocional para que pudesse ter uma gravidez tranquila'', revela.
Odete não é uma exceção. De 1998 a 2017, o número de mulheres que deram à luz na faixa etária dos 30 aos 34 anos cresceu 37%, enquanto houve redução de 15% entre as que tiveram filhos entre 20 e 29 anos de idade. Os dados são do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde, conforme o jornal "Folha de S. Paulo".
Gravidez na maturidade
Odete Marçal afirma que, mesmo sempre buscando planejar a vida, foi pega de surpresa aos 41 anos de idade, com uma gravidez na maturidade, fruto de um relacionamento recente na época. Por ser uma profissional da área da Saúde, sabia que a gravidez tardia era de alto risco. Além da questão da fertilidade, as chances de acontecer problemas na gestação aumentam, envolvendo possibilidades como as de se contrair hipertensão, risco de aborto, alterações genéticas e pré-eclâmpsia.
A servidora não se deixou abater e multiplicou os cuidados. "Tive medo, pois engordei 20 kg e minha obstetra tinha receio que eu tivesse uma gravidez gestacional, mas engravidar na maturidade foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido", recorda.
Ao tomar as devidas precauções, Odete teve a oportunidade de conciliar a gravidez com o lado profissional. O período de licença-maternidade de seis meses possibilitou a ela se dedicar inteiramente ao segundo filho.
''Na primeira gravidez, contei com a ajuda dos familiares. Na segunda, tive a oportunidade de ser mãe 24 horas por dia durante um período de seis meses, assumindo por inteiro os cuidados do Victor. Hoje ele tem 13 anos é um menino saudável e estudioso'', destaca.
Odete Marçal afirma que a gravidez na maturidade favoreceu o seu desenvolvimento emocional e representou uma experiência especial e transformadora. Ela reconhece que ter um filho depois dos 40 anos exige que a mãe esteja preparada para assumir as consequências. Victor contrariou a Medicina, por ter nascido sem autismo, esquizofrenia ou Síndrome de Down, comuns de uma gestação em idade avançada.
Conciliar os cuidados com a casa, os filhos, a vida profissional e cuidar da própria saúde e da aparência são algumas das muitas tarefas que a mulher moderna acumula no seu dia a dia. Odete tira tudo isso de letra com um sorriso no rosto.
JB/SC
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Alece FM celebra 17 anos comprometida com a transparência legislativa
A rádio Alece FM (96,7 MHz) completou 17 anos de atuação nesta quarta-feira (06/11) e fortalece, cada vez mais, o compromisso com a transparência das...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceApós obras de restauração, Plenário 13 de Maio é reaberto em sessão ordinária
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reabriu, na manhã desta quarta-feira (06/11), o Plenário 13 de Maio, em cerimônia que reuniu parla...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceAlece reabre Plenário 13 de Maio nesta quarta-feira (06/11)
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (06/11), a partir das 9 horas, a reabertura do Plenário 13 de Maio, re...
Autor: Salomão de Castro, com Agência de Notícias da Alece