Agenda Cultural

Gladiador 2 chega aos cinemas

Por Salomão de Castro
14/11/2024 08:16 | Atualizado há 13 horas

Compartilhe esta notícia:

Paul Mescal como o protagonista Lucius Paul Mescal como o protagonista Lucius - Foto: Divulgação/Paramount

Há 24 anos, o cineasta Ridley Scott conquistou possivelmente seu maior êxito de público e crítica, com "Gladiador". Com um orçamento de US$ 103 milhões, alcançou US$ 457,6 milhões de bilheteria global e foi o grande vencedor da temporada de prêmios de 2000, tendo destaque, por exemplo, com o Bafta (melhor filme, montagem, design de produção e fotografia), Globo de Ouro (melhor filme dramático e trilha sonora) e Oscar (melhor filme, figurino, efeitos visuais, som e melhor ator, para Russell Crowe, que interpretou o protagonista Maximus).

Desta feita, portanto, há grande ambição quando o próprio Scott decide encarar uma sequência direta do seu grande sucesso. "Gladiador 2", que chega aos cinemas do País nesta quinta-feira (14/11), trata da saga de Lucius (Paul Mescal), o filho de Maximus, tratando inicialmente, de forma breve, dos episódios que se sucederam após sua infância, no ano 180 d.C, em Roma, na Itália (quando se passou a trama do filme original).

Levado para longe de Roma e tendo se estabelecido na Numídia, região do Norte da África, Lucius tem grande parte da dinâmica de suas ações determinada por um episódio traumático, que envolve sua relação com o general Acacius (Pedro Pascal), que o captura e o torna escravo.

Denzel Washington é destaque no elenco

Com motivações distintas, Lucius e Acacius são levados a um embate com os imperadores romanos Geta (Joseph Quinn) e Caracalla (Fred Hechinger). A dupla é tão impiedosa com seus súditos quanto Commodus (Joaquin Phoenix), o imperador do filme de 2000, fora. Porém, no novo filme, a inquietação popular é bem mais intensa, apontando maior insatisfação com os rumos do império. O filme de Scott sugere um link com a realidade atual, com os êxitos da extrema direita pelo mundo. Afinal, nada mais oportuno que o filme estrear após a recente vitória do republicano Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, pela segunda vez.

Acacius (Pedro Pascal), Lucilla (Connie Nielsen) e Macrinus (Denzel Washington) - Foto: Divulgação/Paramount

No outro ponto comum com o filme de 2000, a mãe de Lucius, Lucilla (Connie Nielsen), a irmã de Commodus, responde por muitos dos momentos mais dramáticos de "Gladiador 2". Sua trajetória e motivações são ampliadas e muito do que era apenas sugerido no filme original agora se torna mais nítido no que se refere a ela.

Mas, se há um ponto em que o novo filme ganha quando comparado ao anterior é com a entrada em cena de Macrinus (Denzel Washington). Um misto de proprietário e mentor de Lucius, sua importância na trama ganha força a cada cena, indo bem além do que inicialmente é sugerido. Oscilando entre o sarcástico e o cruel, Washington é o grande destaque no elenco, ofuscando, quase sempre, os interlocutores em cena. Por diversos momentos, sua atuação remete à do protagonista de "A Tragédia de Macbeth", pelo qual concorreu ao Oscar em 2021.

Deslumbre técnico

Porém, se, do ponto de vista do elenco, o destaque se restringe a Washington, em seu aparato técnico, o filme tem tantas qualidades quanto o anterior. As cenas de batalha são mais amplas e frequentes, sendo visível o empenho do cineasta em proporcionar ao seu público uma experiência ainda mais impressionante que a experimentada em 2000. A reconstituição de época (design de produção e figurinos), fotografia, montagem e mixagem de som se superam a cada fotograma.

Nível técnico permanece em relação ao longa de 2000 - Foto: Divulgação/Paramount

Para uma continuação direta, na linha de "Blade Runner 2049", Scott cumpre bem o prometido. Resta saber qual a receptividade com público e crítica decorridas mais de duas décadas. Aos 86 anos, o diretor mostra que, como seus protagonistas, é afeito a grandes batalhas.

Serviço: Gladiador 2. Direção: Ridley Scott. Elenco: Paul Mescal, Pedro Pascal, Denzel Washington, Connie Nielsen, Joseph Quinn e Fred Hechinger. Duração: 2h30min. Estreia nesta quinta-feira (14/11), no Cine Del Paseo, UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza, Cinépolis RioMar, Centerplex Via Sul, Kinoplex North Shopping, UCI Cinemas (Parangaba), Centerplex Grande Messejana, Cinépolis RioMar Kennedy e Cinépolis North Shopping Jóquei.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também