FM Assembleia incorpora novas tecnologias em tempos de pandemia
Por ALECE20/09/2021 14:59
Compartilhe esta notícia:
Os tempos de pandemia transformaram as relações sociais e de trabalho para que todos seguissem protocolos sanitários, reduzindo o contágio da Covid 19 e assim fosse assegurada preservação de vida. Dentro dos parâmetros adotados que priorizam a saúde de todos, mas sem deixar de se preocupar com a qualidade de sua programação, a Rádio FM Assembleia 96,7 introduziu uma série de inovações buscando entregar conteúdos que sigam os padrões de excelência adotados desde a fundação da emissora, em 2007.
O gerente geral da emissora, jornalista Rafael Luís Azevedo, que assumiu o cargo em março deste ano, explica que desde a sua posse retomou parte da programação que havia sido suspensa, em obediência aos decretos sanitários do Governo do Estado. "A programação havia sido suspensa por cerca de um ano, para evitar aglomeração no ambiente de trabalho", explica.
Para seguir os critérios, o gestor explica que foi adotado um modelo de programação remota e que hoje parte da equipe continua trabalhando em casa. "A gente tem algumas planilhas de controle e se utiliza de algumas ferramentas de Internet para assegurar que tudo corra dentro do planejado, mesmo sem a presença física", destaca. Segundo o gerente, cresceu bastante a utilização de ferramentas como WhatsApp, planilhas de Docs e Google Meeting para reuniões.
Programa multiplataforma
Além desses recursos de interação remota, também passou-se a utilizar ferramentas que asseguraram a gravação de programas remotamente. "Quando se passou a fazer um programa todo de casa, foi retomada a programação e também conseguimos lançar algumas novidades", explica Rafael Luís. Entre estas, ele aponta a retomada de todos os programas pré-pandemia, acrescentando, ainda o "Conexão Assembleia", apresentado pela jornalista Kézya Diniz, que passou a ser o primeiro programa multiplataforma da FM Assembleia. "É um programa de rádio, que é também de televisão, uma live para a Internet e um podcast", frisa.
O gestor explica que, para tanto, foram utilizadas apenas webcams e computadores pessoais dos próprios jornalistas e radialistas que compõem as equipes da emissora. Assim, acentua, o programa semanal "Conexão Assembleia" tem conseguido boas repercussões na mídia. Na mesma linha, foi lançado o programa "Terceiro Expediente", de entrevistas com o apresentador Cláudio Teran, com duração de uma hora, sempre às sextas-feiras, onde cada deputado estadual discorre sobre as próprias atividades parlamentares.
Outras inovações apontadas pelo gerente geral foram os quadros "Lembranças que ficam", quando são feitos tributos a pessoas vítimas de Covid-19, uma minibiografia, falando dos bastidores da vida de cada um. No quadro "TBT" é feito um resgate de importantes conteúdos já vinculados no passado, que justificam uma nova exibição. "A estreia apresentou uma entrevista com o jornalista Demócrito Dummar, um dos principais publishers do jornalismo cearense", aponta.
Além da rádio
Também foi "abraçada" a ideia, conforme Rafael Luís, de tornar a FM Assembleia uma emissora além da rádio. Assim, surgiu a ideia de produzir conteúdos voltados para a Internet e redes sociais. "Primeiro, a gente instalou câmeras e adesivou os estúdios para garantir que os programas fossem multiplataformas, para rádio e vídeo que são veiculados através de redes sociais da Assembleia. Assim, os programa Notícias do Ceará, Programa do Narcélio e o Conexão Assembleia, que foi o pioneiro neste formato, podem ser visto por meio destas plataformas", exemplifica.
Somam-se a essas iniciativas canais de podcast, para veicular os conteúdos produzidos pela FM Assembleia. "Hoje, temos quatro canais de podcast. São o canal principal da rádio e três com conteúdos segmentados específicos de nichos. São eles "Lembranças que ficam", "Fortaleza Antiga" e o Autores e ideias". No último, que já possui uma linguagem adequada a esta mídia, é feita uma reedição com novas aberturas e encerramentos", expõe.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Conexão Alece aborda assédio no ambiente de trabalho
Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM, contou, nesta segunda-feira (23/09), com a participação do Juiz de Cooperação do Tribunal Regiona...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação InternaQuadro "Mulheres Conectadas" aborda questões relacionadas à convivência conjugal e familiar
Vida conjugal, comunicação, sexualidade e conexão. Estes foram os temas abordados nesta quinta-feira (20/06), durante o quadro "Mulheres Conectadas",...
Autor: Júlio Sonsol, com Rádio FM AssembleiaLançada reportagem especial sobre universidades que acolhem envelhecimento
A Rádio FM Assembleia lança, nesta quarta-feira (19/06), a reportagem especial “De volta à sala de aula: universidades acolhem o envelhecimento”. A pr...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Rádio FM Assembleia