Filmes que disputam Globo de Ouro são atrações nas plataformas de streaming
Por Salomão de Castro e Júlio Sonsol04/01/2024 10:33 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:
Com o início do ano, os cinéfilos têm tradicionalmente uma safra de filmes atrativa, permeada por premiações concedidas sobretudo nos Estados Unidos. A cerimônia de entrega da premiação do Globo de Ouro, concedida para obras cinematográficas em suas diversas categorias artísticas, abre a temporada, neste domingo (07/01), em Los Angeles (EUA). Até a realização da festa, é possível se programar e assistir a algumas produções que concorrem ao prêmio.
A premiação é reconhecida como uma das maiores honras que os profissionais dessa indústria cultural pode receber, sendo o maior prêmio da crítica, já que o Oscar e o Emmy são prêmios atribuídos por meio da avaliação dos respectivos pares.
Para os interessados diretamente na premiação, TNT e HBO Max anunciaram que farão a transmissão do Globo de Ouro 2024 no Brasil, no dia 7 de janeiro, às 22h horas. Além disso, a premiação, que terá duração de três horas, poderá ser revista na HBO Max após o evento ao vivo, pois ficará disponível na plataforma até o dia 7 de abril.
Algumas produções ainda não estrearam no Brasil, outras estão disponíveis nos cinemas ou nos streamings, o que permite o início da maratona. Confira dez opções de filmes concorrentes à premiação disponíveis no streaming.
Plataforma Netflix
Rustin – Filme de drama biográfico americano, dirigido por George C. Wolfe, com roteiro de Julian Breece e Dustin Lance Black. É uma história de Breece sobre a vida do ativista dos direitos civis Bayard Rustin (Colman Domingo). Produzido pela produtora Higher Ground de Barack e Michelle Obama, o filme é estrelado por Colman Domingo no papel-título, ao lado de Chris Rock, Jeffrey Wright e Audra McDonald. É baseado na história real de Rustin, que ajudou Martin Luther King Jr. e outros a organizar a antirrascista Marcha sobre Washington de 1963. Concorre aos prêmios de melhor ator/drama (Colman Domingo) e canção ("Road to freedom", de Lenny Kravitz).
Jodie Foster e Annette Bening concorrem ao Globo de Ouro por “Nyad” - Foto: Divulgação
Nyad – Drama esportivo biográfico americano, dirigido por Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, a partir de um roteiro escrito por Julia Cox. É estrelado por Annette Bening como a nadadora Diana Nyad ao lado de Jodie Foster e Rhys Ifans. O filme é a estreia na direção de um longa narrativo de Vasarhelyi e Chin e é baseado na autobiografia de Nyad. Indicado nas categorias de melhor atriz/drama (Annette Bening) e atriz coadjuvante (Jodie Foster).
Maestro - Filme biográfico americano baseado na vida de Leonard Bernstein. Dirigido e estrelado por Bradley Cooper a partir de um roteiro que ele co-escreveu com Josh Singer. A película foi produzida por Martin Scorsese, Steven Spielberg e Todd Phillips. Cooper é o protagonista, ao lado de Carey Mulligan (que vive sua esposa, Felicia Montealegre), Jeremy Strong, Matthew Bomer e Maya Hawke. Concorre a quatro Globos de Ouro: melhor filme/drama, direção, ator/drama (Bradley Cooper) e atriz/drama (Carey Mulligan).
Plataforma Prime Vídeo
Air: A história por trás da logo –Filme biográfico esportivo e dramático dirigido por Ben Affleck e escrito por Alex Convery. A narrativa é baseada em fatos reais sobre a origem do Air Jordan, linha de calçados de basquete, da qual um funcionário da Nike busca fechar um negócio com o jogador novato Michael Jordan. É estrelado por Matt Damon, Ben Affleck, Jason Bateman, Marlon Wayans, Chris Messina, Chris Tucker e Viola Davis. Indicado aos prêmios de melhor filme/comédia ou musical e ator/comédia ou musical (Matt Damon).
Beau tem medo – Misto de comédia e terror escrito, dirigido e produzido por Ari Aster. O fime é estrelado por Joaquin Phoenix ao lado de Nathan Lane, Patti LuPone, Amy Ryan, Kylie Rogers, Parker Posey, Stephen McKinley Henderson, Denis Ménochet, Hayley Squires, Michael Gandolfini e Zoe Lister-Jones. Tem produção pelo Estúdio A24, sendo o terceiro de Aster na empresa após Hereditário (2018) e Midsommar (2019). Tem um orçamento de 35 milhões de dólares, o maior da história do estúdio. Concorre ao prêmio de melhor ator/comédia ou musical (Joaquin Phoenix).
Cena de “Saltburn”, indicado em duas categorias na premiação - Foto: Divulgação
Saltburn –Thriller psicológico de comédia ácida. Escrito, dirigido e produzido por Emerald Fennell (vencedora do Oscar de roteiro original por "Bela Vingança").. É estrelado por Barry Keoghan, Jacob Elordi, Rosamund Pike, Richard E. Grant, Alison Oliver, Archie Madekwe, e Carey Mulligan. Ambientado na Inglaterra em meados dos anos 2000, segue um jovem estudante universitário que fica obcecado por seu rico colega de escola, que o convida para passar o verão na propriedade de sua excêntrica família. Disputa os prêmios de melhor ator/drama (Barry Keoghan) e atriz coadjuvante (Rosamund Pike).
Plataforma Disney+
Elementos – Longa-metragem de animação digital pertencente aos gêneros de comédia romântica e ficção científica, produzido pela Pixar Animation Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures. É dirigido por Peter Sohn, escrito por Brenda Hsueh e produzido por Denise Ream. O vigésimo sétimo filme do estúdio é estrelado pelas vozes de Leah Lewis, Mamoudou Athie, Ronnie del Carmen, Shila Ommi, Wendi McLendon-Covey, Catherine O'Hara, Mason Wertheimer, Joe Pera e Matt Yang King. Concorre na categoria de melhor animação.
Guardiões da Galáxia Vol. 3 – Filme de super-heróis da Marvel Comics, produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures. É a sequência de Guardians of the Galaxy (2014) e Guardians of the Galaxy Vol. 2 (2017). O filme é escrito e dirigido por James Gunn e estrelado por Chris Pratt, Zoë Saldaña, Dave Bautista, Karen Gillan, Pom Klementieff, Vin Diesel, Bradley Cooper, Sean Gunn, Chukwudi Iwuji, Will Poulter, Elizabeth Debicki, Maria Bakalova e Sylvester Stallone. No filme, os Guardiões embarcam em uma missão para proteger Rocket do Alto Evolucionário. Indicado ao prêmio de realização cinematográfica e de bilheteria.
Plataforma HBO Max
“Homem-Aranha: através do Aranhaverso” concorre a melhor animação
Homem-Aranha: através do Aranhaverso – Animação de super-herói estrelado pelo personagem Miles Morales / Homem-Aranha da Marvel Comics. O filme foi produzido pela Columbia Pictures e Sony Pictures Animation em associação com a Marvel Entertainment e distribuído pela Sony Pictures Releasing. É a sequência de Homem Aranha no Aranhaverso (2018), sendo ambientado em um multiverso compartilhado de universos alternativos conhecido como "Aranhaverso". O filme foi dirigido por Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson. Concorre na categoria de animação e na de realização cinematográfica e de bilheteria
Barbie – Dirigido por Greta Gerwig, com o roteiro co-escrito com Noah Baumbach, o filme é baseado na franquia de bonecas Barbie, produzida pela empresa multinacional Mattel. É a primeira produção da franquia em formato de live-action depois de uma série de filmes em animação para séries de televisão. Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling como Barbie e Ken, respectivamente. O filme tem o maior número de indicações ao Globo de Ouro (nove), dentre as quais as de melhor filme/comédia ou musical, direção (Greta Gerwig), atriz/comédia ou musical (Margot Robbie) e ator coadjuvante (Ryan Gosling).
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024