Agenda Cultural

Filme sobre Panteras Negras estreia em Fortaleza

Por ALECE
26/02/2021 17:01

Compartilhe esta notícia:

Daniel Kaluuya concorre ao Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante pelo filme Daniel Kaluuya concorre ao Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante pelo filme - Foto: Divulgação

Chega aos cinemas de Fortaleza um dos filmes mais aguardados da atual temporada de premiações. Trata-se de "Judas e o Messias Negro", dirigido por Shaka King. O filme é um dos possíveis candidatos ao Oscar 2021, cujas indicações serão conhecidas no dia 15 de março.

A história de ascensão e queda de Fred Hampton (Daniel Kaluuya, de "Corra!"), o ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras. Um jovem que rapidamente se destaca no cenário político dos Estados Unidos, ele atrai a atenção do FBI, que com a ajuda de William O’Neal (LaKeith Stanfield) acaba infiltrando os Panteras Negras, gerando consequências trágicas para o grupo.

Conforme a historiadora Raquel Barreto, pesquisadora da história dos Panteras Negras em tese de doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em entrevista ao jornal "O Globo" de 25 de fevereiro, o filme aborda o esforço dos movimentos negros contemporâneos para expor à sociedade outras facetas do partido, embora a plataforma fosse resumida a termos como "radicalismo" e "violência". Ela aponta que a organização teve várias etapas, "com uma profunda luta social, cultural e política, de cunho antirracista e anticapitalista".

Também ouvido pelo "O Globo" sobre a produção, o cineasta Joel Zito Araújo elogiou o desenvolvimento de produções contemporâneas como "Judas e o Messias Negro" e "Uma Noite em Miami", da cineasta Regina King, que abordam a temática racial. "A militância negra está em alta e esses filmes refletem isso. Trazer as fragilidades desses personagens e também sua importância histórica torna a produção sobre eles extremamente rica", afirmou Araújo, lembrando que "Uma Noite em Miami" trata de fatos referentes ao líder político Malcolm X.

"Judas e o Messias Negro" concorre ao Globo de Ouro nas categorias de melhor ator coadjuvante (Daniel Kaluuya) e de melhor canção original ("Fight for you"). Os vencedores serão anunciados neste domingo (28/02).

Serviço: "Judas e o Messias Negro" (Judas and the Black Messiah, EUA, 2020). Direção: Shaka King. Elenco: Daniel Kaluuya, LaKeith Stanfield e Martin Sheen. Duração: 2h06´. Em exibição no UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza, com sessões às 17h40min (26/02) e às 12h10min e 14h50min (27/02 e 28/02). No Cinépolis RioMar Fortaleza, as sessões são às 17h30min (26/02) e às 14h30min (27/02 e 28/02).

SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também