Agenda Cultural

Festival Varilux de Cinema prossegue até o próximo dia 19

Por ALECE
07/06/2019 11:24

Compartilhe esta notícia:

Cena do filme "A Revolução em Paris" Cena do filme "A Revolução em Paris" - Divulgação

Uma verdadeira maratona de filmes franceses de 2019 está confirmada para junho. O Festival Varilux de Cinema Francês, iniciado nesta quinta-feira (06/06), prossegue até 19 de junho em Fortaleza e em diversas cidades de todo o país, trazendo para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa. No ano em que completa dez anos, a previsão dos organizadores é a de que o Varilux irá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores.

Nos últimos dez anos o Varilux conquistou o cinéfilo brasileiro. Conforme a organização do festival, não foram apenas os fãs, admirados das produções francesas, mas também o espectador comum, interessado na diversidade cultural. O evento cresceu gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público.

Para efeito de comparação, conforme dados fornecidos pela curadoria, o Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e apreciado por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças.

Programação

No total, 17 filmes, entre eles, 16 longas-metragens recentes e um clássico serão exibidos. O Cineteatro São Luiz, o Cinema do Dragão do Mar e as salas dos cinemas dos shoppings RioMar Fortaleza e Del Paseo foram os espaços escolhidos para receber programação. As sessões variam de preço dependendo do local, horário e dia da semana, com o funcionamento de acordo com o equipamento.

A cereja do bolo na programação é o clássico "Cyrano" (1990), de Jean-Paul Rappeneau, baseado na obra de Edmond Rostand, datada de 1897. O filme será exibido em versão restaurada. Na trama, o poeta Cyrano (Gérard Depardieu) é apaixonado pela jovem Roxanne (Anne Brochet), mas não a corteja por vergonha do seu grande nariz. Ao invés disso, escreve cartas de amor para Christian (Vincent Perez), para que ele conquiste a mão da donzela. Ela acaba se apaixonando perdidamente pelo autor, mas não sabe que foram escritas por Cyrano. Em 1991, o filme obteve cinco indicações ao Oscar, dentre as quais as de melhor filme estrangeiro e ator (Depardieu), sendo vencedor na categoria de figurino.

Neste ano, dois filmes contam histórias reais e delicadas de abuso sexual. "Graças a Deus", dirigido por François Ozon, ganhou um Urso de Prata no Festival de Berlim e conta a trajetória real de vítimas de abuso sexual, quando crianças, por um padre da Igreja e a jornada das suas famílias em busca de justiça. Já "Inocência Roubada" retrata a história da diretora do filme e também dançarina, Andrea Bescond, em busca de superar com a dança o trauma do abuso quando criança cometido por um amigo da família.

O Festival, além disto, vai trazer comédia, desenho animado, história e cinema clássico. "Amor à Segunda Vista" promete aquecer corações dos espectadores com a aventura de Raphaël, que acorda em uma realidade em que nunca encontrou Olivia, mulher da sua vida, e terá de conquistá-la. A programação conta com o famoso personagem francês Asterix, com o filme "Asterix e o Segredo da Poção Mágica", em versões legendada e dublada, com a voz do humorista Gregorio Duvivier. No ano em que a queda da Bastilha completa 230 anos, o fato histórico é relembrado na exibição de "A Revolução em Paris", de Pierre Schoeller.

(Com informações da organização do Festival e do jornal O Povo)

Serviço: Festival Varilux de Cinema Francês. Quando: em exibição até 19 de junho. Onde: Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão do Mar e cinemas dos shoppings Riomar Fortaleza e Del Paseo. Mais informações: http://variluxcinefrances.com/2019/programacao/

Veja também