Feira Sustentável movimenta mês de ações do meio ambiente na Alece
Por Paulo Veras07/06/2023 02:59 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará programou um mês de ações para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre anualmente em 5 de junho. Um dos primeiros eventos é a Feira Sustentável, uma exposição com venda de produtos feitos com material e processos sustentáveis, que teve início na segunda-feira (05/06) e prossegue até quarta-feira (07/06).
Segundo Morgana Tavares, gestora ambiental e sanitarista da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, o intuito da Feira é estimular o consumo consciente pelos servidores do Poder Legislativo e de fortalecer o empreendedorismo entre feirantes.
“É uma maneira de colocarmos pequenos empreendedores locais, ONGs (Organizações Não Governamentais) e sociedade civil em torno de produtos ambientalmente viáveis e soluções inovadoras”, destacou.
Sobre a Feira Sustentável
O evento acontece de 9 horas às 13 horas, no corredor central do edifício-sede da Alece. No espaço, 12 empreendedores individuais, artesãos e cooperativas expõem e comercializam seus produtos.
A artista plástica Lolita Xerez, formada em gestão ambiental, trouxe para a Feira sua empresa, a Sucatas Green. “Criei minha marca e busquei um produto sustentável. Aí surgiu o palhacinho. Foi o ideal porque trabalho com o resíduo plástico, que é um dos que mais prejudica porque demora a se decompor”, recorda a artista.

Sucatas Green tem stand montado na Feira - Foto: Bia Medeiros
Para Lolita, a natureza é arte viva e deve ser preservada a todo custo. “É importante a conscientização das pessoas. Eventos assim na Assembleia, além de nos ajudar a divulgar nosso trabalho, reforçam a discussão do tema ambiental entre os políticos”, pontua.
Consumo saudável
Vivaldo Alves, militante do Movimento dos Trabalhados Sem Terra no Ceará (MST-CE), apresenta um stand com vários produtos, fruto do trabalho das cooperativas dos assentamentos do Movimento. “É muito importante a conscientização de todos para consumir produtos saudáveis e que não agridam a natureza”, enfatizou.
O representante do MST-CE trata da dificuldade que os produtos das cooperativas têm de entrar nos mercados. “Produzir sem agrotóxicos e na agricultura familiar é muito difícil”, revela. Ele acrescenta que o desafio atual é fazer com que mais pessoas passem a entender a importância de consumir produtos sustentáveis e valorizar o que vem das cooperativas.

Feira prossegue até esta quarta-feira (07/06)
Neste ano a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu como tema o combate à Poluição Plástica. A organização dos eventos que irão ocorrer na Alece durante o mês de junho é do Comitê de Responsabilidade Social e de sua Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental.
Serviço: A Feira Sustentável prossegue nesta quarta-feira (07/06), das 9 horas às 13 horas, no corredor central do Edifício Sede da Alece.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Alece realiza visita técnica ao Instituto Robótica Sustentável para fortalecer ações de educação ambiental
O Comitê de Responsabilidade Social da Alece realizou, nesta quinta-feira (17/07), uma visita técnica ao Instituto Robótica Sustentável, no bairro Vil...
Autor: Julyana Brasileiro
Nova turma do Agente Ecoa é lançada com foco em sustentabilidade institucional
Promover a educação ambiental e desenvolver multiplicadores de práticas sustentáveis é o objetivo da terceira edição do Agente Ecoa, lançada nesta qua...
Autor: Ana Vitória Marques
Alece lança terceira turma do curso Agente Ecoa nesta quarta-feira
A Alece, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, intensifica as ações em educação ambiental j...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna