Exposição trata de histórias de luta e superação de mulheres militantes dos direitos humanos
Por Narla Lopes, com Assessoria de Imprensa da DPCE03/05/2023 07:32 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará exibe exposição gratuita intitulada "Todas Somos Uma", que homenageia 13 mulheres militantes dos direitos humanos no Estado e retrata suas histórias, narradas pela Defensoria Pública do Ceará (DPCE). Desde sua abertura, no dia 28 de abril, a exposição tem atraído muitos visitantes e faz parte das comemorações do 26º aniversário da DPCE, celebrado na data. A exposição está sendo realizada no hall do Palácio Deputado Adauto Bezerra, o prédio principal do Parlamento Cearense em Fortaleza, e estará aberta ao público até o dia 10 de maio.
A exposição é fruto de parceria entre a Alece e a Defensoria Pública do Estado e sucede a sessão solene em homenagem à Defensoria que ocorreu no Plenário, também no dia 28 de abril. Na ocasião, a deputada estadual Lia Gomes (PDT) destacou a importância da instituição na vida do povo cearense, ressaltando que o órgão tem uma atuação exemplar no Estado, sendo consolidado como uma instituição de excelência, reconhecida e valorizada pela sociedade como fundamental para o sistema de Justiça.
"Assegurando a todos os direitos e garantias fundamentais, especialmente aqueles relacionados à cidadania plena, à dignidade da pessoa humana e à primazia dos direitos humanos”, acrescentou Lia Gomes.

Deputada Lia Gomes recebeu convidadas durante a abertura da exposição, no dia 28 de abril - Foto: Junior Pio
A deputada estadual Jô Farias (PT), que também subscreveu o requerimento, afirmou ser motivo de muita alegria comemorar os 26 anos de uma instituição que tem muitos trabalhos prestados ao povo cearense. “Precisamos destacar tudo o que a Defensoria representa para as pessoas mais vulneráveis do Estado, aquelas que mais precisam do olhar humano e carinhoso”, ressaltou.
As peças da exposição dialogam com outro importante produto do projeto: o site “Todas Somos Uma”, que reúne fotografias, textos, entrevistas e vídeos de cada uma das participantes. O material foi concebido e elaborado pela Assessoria de Comunicação da DPCE e pautará a atuação temática da instituição durante o ano de 2023. Para acessar o site com mais informações sobre o projeto "Todas Somos Uma", basta clicar no link https://campanha.defensoria.ce.def.br/todas-somos-uma/.

Deputada Jô Farias junto a uma das homenageadas, a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luíza Fontenele - Foto: Junior Pio
Cariri e shoppings em Fortaleza
Em março, a exposição “Toda Somos Uma” estreou no Cariri, onde ficou durante três dias de ação do programa Defensoria em Movimento no Crato para marcar o Dia Internacional da Mulher (08/03), e permaneceu o mês inteiro nos quatro shoppings da rede Ancar Ivanhoé no Ceará (North Shopping Fortaleza, Via Sul, North Shopping Maracanaú e North Shopping Jóquei).
Sobre as homenageadas
As obras destacam a trajetória de mulheres inspiradoras, como Luma Andrade (primeira travesti doutora do Brasil) Maria Luíza Fontenele (ex-prefeita de Fortaleza), Nildes Alencar (ex-presidente do Movimento Feminista pela Anistia), Damiana Bruno (líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST), Matilde Ribeiro (ministra da Igualdade Racial do Brasil), Gabriella Pinna (Pastoral Carcerária do Ceará), Katiana Pena (presidente do instituto esportivo-educacional que atua no Grande Bom Jardim), Raimunda Teixeira (pajé do povo Tapeba), Lucinaura Diógenes (presidente do Instituto Bia Dote), Dina Maria (vaqueira e mestra da cultura), Antônia Araújo (integrante do Movimento Negro e ex-ouvidora geral externa do DPCE), Verônica e Valéria Carvalho (cofundadoras do Grupo de Valorização Negra do Cariri - Grunec).
Serviço: Exposição "Todas somos uma". Onde: sede da Assembleia (avenida Desembargador Moreira, nº 2.807, no bairro Dionísio Torres). Período: até 10 de maio de 2023, no horário comercial.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” é prorrogada até 26 de setembro
O público terá mais tempo para visitar a exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”, instalada no edifício sede da Assembleia Legislativa do Estado do...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Alece
Programação de férias: Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” está aberta ao público durante o mês de julho
Uma opção cultural e educativa para toda a família durante o mês de férias escolares, a exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”, instalada no prédi...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Alece