Malce - Memorial Pontes Neto

Exposição sobre os 30 anos da Constituinte Estadual prossegue até 16/10

Por ALECE
11/10/2019 11:04

Compartilhe esta notícia:

Exposição traz informações referentes às Constituições cearenses Exposição traz informações referentes às Constituições cearenses - Foto: Júlio Sonsol/ Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

O Memorial Pontes Neto (Malce), da Assembleia Legislativa do Ceará, realiza desde o último dia 3 de outubro a exposição Deputados Constituintes de 1989, que, além de homenagear os parlamentares autores da atual Carta Magna do Estado, também faz um levantamento histórico de todas as Constituições do Ceará, dede 1891, quando foi proclamada a República no Brasil. A mostra pode ser visitada pelo público até a próxima quarta-feira (16/10), no hall de exposições do Malce, localizado no espaço anteriormente ocupado pelo antigo auditório Murilo Aguiar, ao lado da entrada do Palácio Adauto Bezerra, da avenida Desembargador Moreira.

A curadora Marinez Alves explica que a exposição baseia-se, principalmente no livro "Constituintes de 1989 - contextualização histórica e registros biográficos", de autoria do presidente do Malce, o ex-deputado Osmar Diógenes (um dos constituintes de 1989) e Maria Tereza Diógenes, que retrata o momento da Constituinte, desde a sua instalação até a promulgação em plenário, com a presença do então governador Tasso Jereissati. A publicação editada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) ainda não lançada pela instituição vinculada ao Poder Legislativo.

Conforme Marinez, foi feita uma ampla pesquisa até que se chegasse ao formato final da exposição. Neste trabalho participaram os pesquisadores do Memorial (Diego Morais, John Vitor de Oliveira, Carlos Pontes, Tadeu Nobre, Edwirges Ximenes e Fernanda Maciel), envolvendo toda a equipe nas demais tarefas de montagem da mostra. "Neste trabalho, nós utilizamos o próprio acervo do Memorial, pesquisamos também nas bibliotecas César Cals, da Assembleia e do Instituto Histórico do Ceará, além de consultarmos jornais de circulação da época, para vermos toda a repercussão que a Constituinte teve em nosso Estado", explica.

A curadora também disse que foram pesquisados os impactos dos avanços sociais postos na nova Carta Magna do Ceará. "A gente montou uma linha cronológica com todas as Constituições cearenses, sempre ilustradas com algumas imagens. A maioria dos retratos são originados do Instituto Histórico, e também fizemos referência à Constituição Federal de 1988, que marca a redemocratização do país, após os anos de ditadura, num período que antecedeu em um ano a nossa Constituição", afirma.

De acordo com Marinez, o objetivo primeiro da exposição é mostrar a importância de uma Constituição elaborada em um regime democrático de Direito e as repercussões que o texto legal causou na sociedade. "Estamos também celebrando os 30 anos de nossa Carta Magna e de conquistas sociais", define. A curadora informa ainda que os grupos que desejarem realizar uma visita acompanhada por monitores do Malce podem entrar em contato com a organização da exposição por meio do telefone  (85) 3277-3727, para definição de uma data e horário.

Serviço: Exposição Deputados Constituintes de 1989. Funcionamento: de segunda à sexta, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, até o dia 16/10. Contatos: Osmar Diógenes (presidente do Malce) e Marinez Alves (curadora da exposição), pelo telefone (85) 3277-3727.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também