Exercício sistêmico aborda grandeza da vida em mais uma ação do Setembro Amarelo na Alece
Por Paulo Veras14/09/2023 13:13
Compartilhe esta notícia:
Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social em parceria com o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, realizou nesta quinta-feira (14/09) um exercício sistêmico voltado ao círculo da paz. A ação é mais um evento da Campanha Setembro Amarelo voltada para servidores e servidoras da casa.
O objetivo foi reforçar e fomentar as discussões com foco no slogan da campanha do Setembro Amarelo da Alece “Você não está só”. A ideia é voltar às atenções para o acolhimento de pessoas que precisam de ajuda e fomentar a grandeza da vida.
A psicóloga Socorro Fagundes, do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, foi a facilitadora que comandou o círculo de diálogo, que teve também como cofacilitadoras Luzia Léa, Isabel Martins e Isabel Teixeira. O evento ocorreu no Salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas.
Segundo Socorro, o mais importante é que todos tenham consciência da existência de quem está ao seu lado. “Queremos que todos reflitam sobre as questões do Setembro Amarelo. O trabalho que realizamos no Legislativo tem como objetivo principal fazer com que as pessoas tenham este olhar para o outro”, disse.
A psicóloga salientou da necessidade que todos olhem mais para vida, entender e respeitar as diferenças que possam existir em quem está ao lado. “Questões que envolvem a saúde mental são individuais. Se nos permitimos nos conectar ao outro podemos entender e ajudar”, explicou Socorro.
Isabel Martins, uma das cofacilitadoras do círculo de diálogo, ressaltou ser importante o fomento de atividades como os diálogos proporcionados nos círculos, especialmente em momentos de discussão de temas como o suicídio, o que ocorre com o Setembro Amarelo. “Muitas vezes quem está ao nosso lado está sofrendo e não demonstra, portanto é importante que nos sensibilizemos para nos transformarmos em instrumento real de ajuda”, afirmou.
Benefícios dos exercícios sistêmicos
Os exercícios sistêmicos promovem a ampliação da percepção e a expansão da consciência, o que auxilia na liberação de questões emocionais e de insights sobre como lidar nas mais diversas situações do cotidiano. Estes são alguns dos benefícios alcançados por meio das dinâmicas estruturais dos exercícios sistêmicos.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032