Comitê de Responsabilidade Social

Evento na Alece anuncia vencedores do Prêmio Lixo Zero Brasil 2023

Por Julio Sonsol
14/12/2023 12:35 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, ressaltou o trabalho da equipe da Célula de Sustentabilidade e Gestão ambiental Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, ressaltou o trabalho da equipe da Célula de Sustentabilidade e Gestão ambiental - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) sediou, nesta quinta-feira (14 /12), o início da solenidade da sexta edição do Prêmio Lixo Zero, da Organização Não Governamental Instituto Lixo Zero Brasil que identifica pessoas e instituições que valorizam as boas práticas. O evento premia aqueles que fomentaram a sustentabilidade e o uso consciente de resíduos ao decorrer do ano de 2023.

O acontecimento foi iniciado com o Encontro Melhores Práticas Lixo Zero Brasil, no auditório Murilo Aguiar, da Alece, quando os participantes conheceram os premiados nas 24 categorias que desenvolveram o conceito lixo zero no Brasil durante o ano. O Prêmio Lixo Zero terá continuidade no Museu de Imagem e do Som, a partir das 19 horas desta quinta-feira (14/11), na sala imersiva, com uma cerimônia de premiação.

A idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, explicou que hoje o Poder Legislativo estadual tem reconhecimento em todo o mundo, não só no Brasil, em suas buscas por práticas de sustentabilidade. 

"Em 2021, logo no início da gestão do nosso presidente Evandro Leitão, nós implantamos o Comitê no Parlamento cearense com a célula de sustentabilidade e gestão ambiental. Essa célula é de suma importância porque nós colocamos para todos os servidores, para a comunidade do entorno, e para toda a sociedade, a educação ambiental através das células de sustentabilidade", disse a primeira-dama. 

Ela informou que a Alece realizou muitas ações exitosas, principalmente com as associações de catadores, em workshops abordando a responsabilidade em relação a reciclagem, e o destino dos resíduos sólidos.  "Nós temos na Alece associações de catadores licitadas para fazer o a reciclagem dos nossos resíduos sólidos. Todas essas ações hoje já contemplam a Assembleia Legislativa. Esse ano apresentamos, em Genebra, na ONU todas essas ações de sustentabilidade e agora em novembro uma participação do parlamento cearense na COP 2028, realizada em Dubai".

Essas ações, na avaliação de Cristiane Leitão, demonstram que a Assembleia Legislativa abriu as suas portas, e realiza ações de sustentabilidade em conformidade com os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da Alece. "É o parlamento olhando para o nosso planeta, para as nossas gerações futuras. Precisamos cuidar do nosso planeta", completou. 

Primeira vez

O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, disse que esta é a primeira vez que o evento acontece no Nordeste brasileiro. Segundo ele, o principal objetivo da iniciativa é trazer as melhores práticas na área de sustentabilidade ambiental e oferecer a população local uma visão do que está acontecendo no país e o que é possível ser efetivado. "As pessoas estão vendo que tudo isso é possível em termos de preservação do meio ambiente, mostrando um caminho a ser tomado, uma opção à cultura do descaso", disse.

Rodrigo Sabatini falou da importância do evento Lixo Zero percorrer todo o país - Foto: Paulo Rocha

Conforme revelou, durante o evento são apresentadas vinte boas práticas, entre as melhores as melhores práticas do país. "Espero que isso cause impacto na cultura local e abra a mente das pessoas para um caminho impossível. A gente pode dizer que ou o mundo atende a essas demandas de ter o cuidado com o lixo, eliminando resíduos ou o próprio mundo irá se acabar". 

O engenheiro ambiental da Célula de Sustentabilidade, Yuri Passos, explicou que a o órgão está mostrando o resultado que as lixeiras que separam os produtos descartáveis recicláveis e não recicláveis trouxeram para a Alece. "A gente também está apresentando os resultados da educação continuada que a gente realiza e da importância da parceria formalizada com associações de catadores pra destinar  nossos resíduos recicláveis", explicou.

Premiados Lixo Zero Brasil 2023

Prefeitura de Florianópolis - Colégio agostiniano Mendel; BRITVIC Prefeitura de Sorriso; Fashion Revolution Brasil;  Giorggio Abrantes;  Drogasil; Laila Zaide; Set de filmagem de longa-metragem "O primeiro Natal do mundo"Guarulhos; Rn lixo zero; Laura da cruz; Reciclagem Cataki; Gestão de cidades versus gestão de resíduos sólidos - Luciana Freitas; Grow Pack; Abralatas - Carnaval de Sapucaí; Aline Sousa; Pedagogia da autonomia e escolas lixo zero; AMA agentes do meio ambiente; Lixo Zero LATAM - Luisa dávalos - Parimpacto/ Paraguai; Rodrigo Rollemberg; Hospital São Julião e Impacta Consultoria.

Entidades locais premiadas

Beach Park; Hotel Sonata de Iracema; Assembleia legislativa do Ceará; Robótica sustentável; REMES; Carlos Careca; Nossa Iracema; Downwind Solidário; Composta poço; Yby soluções sustentáveis; Instituto Povo do Mar; Evento “Praia limpa O otimista”; Programa “Mares ao mar” da TV Verdes Mares; Transforme coworking; Cuca Ambiental; Grupo Gia; Instituto Verdeluz(GRU) e Musamara Mendes Pereira.

Saiba mais

O Instituto Lixo Zero Brasil - ILZB é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, privada, pioneira na disseminação do Conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, o ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo. Sua missão é articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos.

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Paulo Veras

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também