Categoria Matriz

Especialista em trânsito apresenta dicas para dirigir em dias de chuva

Por ALECE
29/04/2022 11:23 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Robério Lessa recomenda que em dias de tempestade, as pessoas tentem trabalhar, se possível, de casa Robério Lessa recomenda que em dias de tempestade, as pessoas tentem trabalhar, se possível, de casa - Foto: Divulgação

Enquanto as chuvas não dão trégua e tem sido frequentes e fortes, os motoristas e motociclistas enfrentam desafios ao trafegar pelas ruas e avenidas de Fortaleza. Além, da diminuição da aderência dos pneus ao solo, a água na via acaba escondendo os buracos, verdadeiras armadilhas que podem provocar quebras e acidentes.

O jornalista Robério Lessa, servidor da Assembleia Legislativa do Ceará especialista em automobilismo, traz algumas orientações para garantir a segurança dos motoristas e passageiros. "Quando você for se deslocar e estiver chovendo, planeje sua rota antes de sair. As informações sobre o trânsito podem ser checadas pelo rádio, sites, redes sociais e nos aplicativos. É importante evitar aquelas vias onde há alagamento recorrente", alerta.

Mas se já saiu e a chuva o alcançou, redobre sua atenção. Robério Lessa recomenda que o condutor aumente a distância em relação ao veículo à sua frente, ligue o farol baixo e só use o pisca-alerta com o carro parado. "Não hesite em parar seu carro diante de uma chuva mais forte. É mais seguro abrigar-se em um posto de combustível, por exemplo, a ter de se expor e por a própria vida em risco  dirigindo com baixa visibilidade", recomenda.

Quando o condutor for surpreendido com muita água cobrindo a pista, melhor não tentar passar sem antes analisar a situação. "Calcule se a água não vai passar da metade altura dos pneus de seu carro. Se sim, não tente transpor o alagamento já que a água pode molhar componentes elétricos e eletrônicos ou entrar no interior do veículo e provocar pane. Você também corre o risco cair em buraco ou em um bueiro encoberto", adverte.

Como proceder em vias alagadas

Se o motorista for passar pela via alagada, deve se lembrar de desligar o ar-condicionado antes de iniciar o trajeto. "Isso faz com que o motor ganhe um pouco mais de potência, já que é um componente a menos em funcionamento. Engate a primeira marcha e siga acelerando constantemente e, em hipótese alguma troque a marcha, pois, durante a troca, é provável que a água entre pelo escapamento e acabe chegando ao motor", pontua.

Se durante a transposição de trechos alagados o motor apagar, não se deve tente ligá-lo. Robério Lessa lembra que acionar o motor de partida, que pode estar molhado, vai danificá-lo e, nessa tentativa de fazer funcionar o motor, este pode aspirar água para dentro dos cilindros e câmeras de combustão, o que, certamente, acarretará em enorme prejuízo, pois o reparo é demasiado caro, frisa o especialista em trânsito.

"Se estiver de moto, pare imediatamente. Além de molhar-se, conduzir motocicleta é mais perigoso quando sob chuva. A diminuição do campo de visão afeta a todos, até os pedestres que podem correr para atravessar uma rua para se abrigar da chuva sem observar o tráfego", diz. Outra dica importante do jornalista, ao dirigir em dias de chuva, é desligar ou baixar o volume do rádio. "A chuva, por si só já causa um ruído enorme e você precisa se concentrar no trânsito e perceber, por exemplo, sirenes ou buzinas de alerta", enfatiza.

Robério Lessa recomenda que em dias de tempestade a pessoa tente trabalhar, se possível, de casa. "O risco de sair com chuva muito forte é grande e ficar em casa ou esperar a chuva passar é melhor que se arriscar no trânsito para chegar a algum local", avisa.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

 

Veja também