Especialista aponta cuidados ao retornar de viagem
Por ALECE01/03/2022 10:50 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Apesar de as festas públicas de Carnaval terem sido canceladas, obedecendo às medidas de controle sanitário e prevenindo a elevação de contágio de Covid-19, muitas pessoas, principalmente os que têm familiares em cidades do Interior, viajaram neste período, causando um maior trânsito de veículos nas estradas e rodovias. Desta forma, há previsão de fluxo intenso de veículos que se deslocarão do interior do Estado a Fortaleza nestas terça (01/03) e quarta-feira (02/03).
O jornalista Robério Lessa, da Assembleia Legislativa do Ceará, especialista em automobilismo, adverte que neste período, há uma grande preocupação com a ingestão de bebidas alcoólicas, que costuma ser mais alta nos feriados mominos. “Mesmo com as festas carnavalescas restritas a ambientes privados, pode ainda acontecer o excessivo consumo álcool. Isso é um fator de preocupação quando há uma combinação com a estrada”, adverte.
Ele considera que o ideal é não ingerir bebida alcoólica quando se vai dirigir o veículo. “Para quem bebeu no sábado (26/02), domingo (27/02) e na segunda-feira (28/02), é melhor dar um tempinho e uma segurada na onda porque o álcool vai ter um tempo para sair do seu organismo. Então a primeira recomendação é não beber pelo menos 24 horas antes de pegar a estrada”, orienta.
Atenção às faixas
Robério Lessa acentua que em grande parte das rodovias cearenses há apenas uma faixa para ida e outra para volta. No seu entender, estas estradas exigem uma atenção bem maior e toda a sinalização deve ser prontamente obedecida. “Quando não é permitido ultrapassar, como em uma curva ou em um aclive acentuado, os apressadinhos às vezes ultrapassam, colocando a vida dele e a dos outros em risco. Em curva, isso é um perigo muito grande porque você não está vendo quem vem à frente”, acentua.
O jornalista lembra ainda que além disso, alguns motoristas usam a faixa reservada ao acostamento, o que é totalmente irregular. “Essa é a pior de todas as práticas, porque o acostamento está à direita de quem trafega na faixa; e ali no acostamento pode ter um carro parado”, diz. Robério lembra que essa ilegalidade vai levar uma multa altíssima e sete pontos na habilitação. “Vai doer no seu bolso e você vai estar mais exposto a um grave acidente”, assevera.
Na estrada, recomenda Robério Lessa, é preciso ter atenção aos pontos em que se pode ultrapassar. “Bem importante ter paciência e muita cautela na hora de ultrapassar. Muito cuidado com quem vem no sentido contrário. Além disso há estradas que têm alguns problemas de conservação, o que requer mais atenção”, pondera.
Cuidados adicionais
Outra dica com relação a essa volta é realizar essa viagem estando bastante descansado. “Nada de passar a madrugada pulando o Carnaval e dirigir com sono na sequência. Não esquecer também de estar bem hidratado, bem alimentado, para ter uma viagem tranquila e um retorno na mais completa segurança”, frisa.
Também é importante, segundo Robério Lessa, que mesmo durante o dia os faróis do veículo sejam usados. “O carro é muito mais facilmente visto quando o farol baixo está ligado”, justifica. Outra medida adotada é não deixar os objetos soltos dentro do carro, pois, com uma freada, elas podem ir para frente, batendo em alguém sobretudo em crianças. “É indispensável ainda o cinto de segurança”, avisa o especialista.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna