Categoria Matriz

Escritório Frei Tito promove curso de formação

Por ALECE
13/09/2021 18:59

Compartilhe esta notícia:

Capacitação é realizada nos meses de setembro e outubro Capacitação é realizada nos meses de setembro e outubro - Arte: Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar

O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, órgão da Assembleia Legislativa do Ceará, promove o curso de Formação de Defensores Populares de Direitos Humanos nos meses de setembro e outubro. A capacitação realizada pelo  Centro  de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) com diferentes parceiros incluindo a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará e o Frei  Tito de Alencar, é gratuita com carga horária de 60 horas/aula.

O coordenador do EFTDA, Miguel Rodrigues, ressalta a importância da participação do órgão na formação no âmbito da educação popular e dos direitos humanos, visto que  são  premissas básicas da assessoria jurídica popular. ''Através desse curso, o escritório  está cumprindo uma das suas funções essenciais que é a realização da educação popular em direitos humanos para as populações mais  vulnerabilizadas.  O curso é fundamental para o fortalecimento do protagonismo comunitário nas lutas sociais em Fortaleza'', avalia.

A capacitação foi iniciada em 1º de setembro, sendo realizada no formato híbrido, com 75% na modalidade Educação à Distância (EAD), por meio da Plataforma Institucional Ambiente Virtual de Aprendizagem, e 25% na presencial (entre dias 9 e 16 de outubro).

O curso de formação é estruturado em três módulos  divididos nas seguintes  temáticas: Direitos Humanos, sociedade e lutas sociais; Direitos humanos, experiências e questões centrais; e Direitos humanos e lutas sociais, em Fortaleza  que ficará a cargo da Comissão de Direitos Humanos e Escritório Frei Tito.

Atendimento

O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), órgão da Assembleia Legislativa do Ceará, segue realizando agendamentos e atendimentos de forma virtual para facilitar o acesso à população. Assim, a equipe do EFTA atua nos modelos presencial e remoto.

Com a retomada gradual do atendimento presencial nos órgãos da Alece, os agendamentos virtuais prosseguiram para permitir um processo mais rápido e cômodo para as pessoas e movimentos que buscam o Escritório.

Os atendimentos podem ser marcados pelo WhatsApp (85)99940.3630. A partir desse contato, o acolhimento inicial pode ser feito ainda de forma remota e os encaminhamentos, assim como a marcação do momento presencial, são efetivados.

O coordenador do EFTA, Miguel Rodrigues, explica que os atendimentos virtuais “possibilitaram maior agilidade, por exemplo, no acolhimento de demandas do interior do Estado e da Zona Costeira”. Ele salienta que o atendimento presencial é realizado com agendamento prévio e com respeito às normas sanitárias, como uso devido de máscaras e limitação da quantidade de pessoas em cada acolhimento.

O atendimento virtual foi iniciado pela equipe do EFTA em março de 2020, como forma de seguir acompanhando a população e respeitando os necessários protocolos de segurança e prevenção.

JB, com assessoria do Escritório Frei Tito

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também