Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar realiza atendimentos virtuais
Por ALECE25/02/2021 09:31
Compartilhe esta notícia:
Em razão da segunda onda do Coronavírus no Ceará, bem como da edição do mais recente decreto do Governo do Estado e da Portaria nº 011/2021 da Assembleia Legislativa, o Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar volta a atender de forma virtual, por meio dos canais institucionais: email e telefone. O setor informa que realizará atendimento presencial agendado para os casos que demandem a presença em razão de alguma dificuldade do atendido em utilizar os canais virtuais disponíveis ou eventual urgência de acompanhamento direto.
O Escritório Frei Tito, no ano de 2020 atendeu cerca de 80 novos casos, acompanhando quase 5.000 famílias da capital e do interior do Estado. São casos envolvendo direitos humanos relativos a moradia e a saúde, denúncias de violência, demandas por políticas públicas como saneamento básico e outras necessárias para o enfrentamento a pandemia, bem como violações de direitos nas comunidades da zona costeira, indígenas e quilombolas (bastante afetadas pela pandemia), dentre outros.
O contexto de pandemia tem acentuado a realidade de pobreza, de vulnerabilidades e a falta de acesso aos direitos, o que exige que o Escritório esteja atuante, buscando atender todos os casos que chegam, mas para tanto é necessário garantir toda a segurança sanitária para as comunidades acompanhadas e todos os atendidos.
Saiba mais
O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, órgão permanente do Poder Legislativo, presta assessoria jurídica popular, judicial e extrajudicial às comunidades vulnerabilizadas, aos grupos, coletivos, movimentos e indivíduos em casos emblemáticos de violações de direitos humanos.
O espaço foi criado em 2000, a partir de um convênio entre a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Recentemente, o Escritório recebeu voto de louvor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - secção Ceará. A menção honrosa foi aprovada, por unanimidade pelo plenário do Tribunal de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (TPD), que integra a autarquia dos advogados no Estado.
No dia 8 de dezembro de 2020, o Escritório celebrou 20 anos. A data foi marcada por um seminário realizado com o tema “Conjuntura atual e a defesa de direitos humanos”. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia, deputado estadual Renato Roseno (Psol), lembrou o contexto histórico que desencadeou a criação do Escritório.
Como entrar em contato
Os canais de atendimento são o número institucional WhatsApp (85) 99940.3630 e o e-mail escritoriofreitito@al.ce.gov.br.
SC, com Assessoria do Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna