Escolas públicas do Ceará estão entre as dez melhores do mundo
Por Núcleo de Comunicação Interna, com informações do Governo do Estado20/06/2023 11:50
Compartilhe esta notícia:
As Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jaime Tomaz de Aquino, em Beberibe, e Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal, são destaque no “World’s Best School Prizes 2023” (Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2023), promovido pela T4 Education, organização global que trabalha no desenvolvimento de ferramentas, iniciativas e eventos para o aprimoramento da educação. As unidades de ensino cearenses estão na lista do top 10 em nas áreas de “Ação ambiental” e “Apoiando vidas saudáveis”.
O Prêmio é dividido em cinco categorias. Em setembro próximo, serão conhecidas as três escolas finalistas em cada uma. Um mês após, haverá a divulgação dos primeiros lugares. As escolas vencedoras receberão US$ 50 mil. O Brasil tem, ao todo, cinco representantes na disputa, incluindo as escolas cearenses.
Conscientização ecológica
Em 2019, a EEMTI Jaime Tomaz De Aquino aderiu ao Programa Selo Escola Sustentável, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Esta adesão proporcionou a implementação de um programa abrangente com foco em currículo, gestão do espaço físico e educação socioambiental, em um esforço para ampliar a consciência sobre as questões ecológicas.
A escola aborda tópicos como desperdício de recursos e descarte incorreto de resíduos, tendo no currículo tópicos como “plástico nocivo”. Ao mesmo tempo, aulas de campo e workshops oferecem experiência prática na reutilização de garrafas e reciclagem de papel, por exemplo.
Além disso, a escola participa de eventos na área e colabora com organizações envolvidas na preservação da natureza. Em relação à gestão ambiental, a EEMTI Jaime Tomaz promove o uso racional de energia, a coleta seletiva e a captação de água de aparelhos de ar-condicionado e da chuva. O espaço físico foi enriquecido com novas árvores, jardins suspensos feitos com garrafas reutilizadas, telhados verdes, uma horta escolar e um protótipo de biodigestor.
Apoio socioemocional
O projeto “Adote um Estudante” é uma ação voltada à saúde mental dos alunos da EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, no município de Carnaubal. Durante a pandemia, os educadores da instituição perceberam a irregularidade de frequência de alunos nas aulas remotas, além de 30 estudantes em situação de risco de abandono. De início, a hipótese era de que as faltas seriam decorrentes da falta de condições em adquirir equipamentos tecnológicos. Posteriormente, contudo, com a aquisição e distribuição de chips e tablets aos alunos, por parte do Governo do Estado, a situação permanecia a mesma em relação àqueles 30 alunos.
No retorno ao modelo presencial, os professores diretores de turma observaram, em sala de aula, que os jovens em risco de abandono enfrentavam problemas de ansiedade, transtorno de depressão, automutilação, baixa autoestima, dificuldades de comunicação e de socialização em sala de aula.
Para reverter o cenário, o professor de educação física Guilherme Barroso, que também atua como diretor de turma na instituição, sugeriu a criação de um projeto que trabalhasse com o apoio de psicólogos voluntários, de diversas partes do Brasil. Os profissionais ofereceriam atendimentos via Google Meet, possibilitando aos alunos receber assistência psicológica de forma individual. Assim, foi criado o “Adote um estudante”.
Mais informações sobre o prêmio podem ser acessadas no site oficial e na página do prêmio no Instagram: https://t4.education/prizes/worlds-best-school-prizes/home .
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna