Categoria Matriz

Encontros virtuais ajudam a superar isolamento social

Por ALECE
22/04/2020 11:16

Compartilhe esta notícia:

Saiba quais as ferramentas que permitem encontros online Saiba quais as ferramentas que permitem encontros online - Foto: Divulgação

A recomendação é clara: fique em casa. Essa é a conclusão que a quase totalidade dos governos mundiais chegaram, como o único meio de deter a escalada da Covid-19, o novo Coronavírus, responsável pela morte de milhares de pessoas em todo o planeta. O isolamento social imposto de forma brusca e duradoura nunca aconteceu na história recente e tem causado desconfortos psicológicos em pessoas acostumadas a conviver com seus iguais no dia a dia, quer seja no trabalho ou nas horas de lazer.

Desta forma, servidores da Assembleia Legislativa do Ceará procuram formas de contato virtual neste período, como forma de superar o isolamento social.

O abraço, a proximidade interpessoal, o olho no olho são insubstituíveis, de acordo com a jornalista Giovanna Munhoz, servidora do Poder Legislativo. Ela, porém, encontrou nas ferramentas da Internet um meio de reduzir a ausência física de pessoas. A partir das realizações das sessões remotas do Legislativo, ela tomou conhecimento do aplicativo Zoom, que promove os encontros virtuais, e resolveu também utilizar a tecnologia para o contato com colegas de trabalho.

"Além das sessões que já acompanhei, em algumas oportunidades, também vi artistas realizando lives como forma de dar algum lazer para o público. Isso me inspirou a também realizar encontro virtuais com pessoas conhecidas, como forma de reduzir os desgastes emocionais do isolamento", disse a jornalista, revelando que o primeiro grupo que teve a ideia foi o de mães de alunos do Colégio 7 de Setembro, onde sua filha, Melissa, cursa o Infantil V.

Giovanna Munhoz revela que primeiramente jogou a ideia dentro do grupo de Whatsapp que compartilha com outras 25 mães de alunos. Com o aceite de grande parte, marcaram sexta-feira, a partir das 19 horas, como dia da semana para realizar os encontros remotos. "A ferramenta que adotamos é a Zoom, que é gratuita para reuniões com até 40 minutos de duração, mais do que o suficiente para matarmos um pouco a saudade", frisa. Com o sucesso das reuniões com as mães de alunos, ela pretende também propor encontros virtuais com os familiares.

Na primeira oportunidade, apareceram 15 pessoas na sala do Zoom. Giovanna conta que os assuntos giraram principalmente em torno do convívio com os filhos pequenos em tempo de isolamento, trocas de experiências de atividades de lazer no interior dos lares, bem como mudanças do cotidiano e realização de tarefas domésticas. "Foi bem tranquilizador saber que as práticas e os temores são semelhantes. Ter parceria para enfrentar a quarentena nos ajudar a encarar medos e apreensões", avalia.

Ferramentas

Para que você também possa realizar encontros virtuais com amigos, familiares e colegas, apontamos algumas ferramentas que estão disponíveis gratuitamente na Internet:

  1. Google: Disponibilizou uma versão premium gratuita de sua ferramenta de bate-papo por vídeo até julho deste ano. Através do Hangouts e do Meet, você pode realizar videochamadas com até 250 participantes em uma sala. Ou se preferir, realizar uma transmissão ao vivo para até 100.000 espectadores. Além disso, existe a possibilidade de gravar as reuniões e salvá-las no Google Drive.
  2. Zoom: Disponibilizou uma página de suporte ao usuário. A ferramenta pode ser usada com todas as suas funcionalidades gratuitamente por escolas do ensino fundamental e médio. Na versão gratuita deste aplicativo, é possível fazer reuniões ilimitadas com até 100 pessoas em sala de até 40 minutos.
  3. Calendly: Está oferecendo integrações gratuitas através do Zoom e do GoToMeeting com o seu software que agenda compromissos online, facilitando a vida de quem quer se conectar. Este recurso de integração é normalmente disponibilizado no plano Premium. Porém, até o dia 30 de junho, todos poderão utilizá-lo. Além disso, o Calendly tem uma versão gratuita bastante interessante para qualquer pessoa, independentemente deste modelo.
  4. Slack: Disponibiliza planos gratuitos para equipes que trabalham em pesquisa sobre a pandemia do coronavírus. As equipes interessadas podem enviar por e-mail um endereço especial para receber esta liberação e saber qual a melhor forma de começar a trabalhar de forma remota. Email: covid@slack.com.
  5. PandaDoc: Esta ferramenta de assinatura eletrônica está oferecendo temporariamente um plano gratuito com usuários e uploads de documentos ilimitados, assim como assinaturas eletrônicas e processamento de pagamentos.
  6. Zoho: Conjunto super completo de aplicativos para quem quer trabalhar remotamente (gratuito até 1º de julho). No total, são 11 ferramentas que vão desde reuniões online, plataformas para treinamento, armazenamento de arquivos, gerenciamento de projetos, suporte remoto a usuários, aplicativo para escrever documentos, planilhas e apresentações e plataforma de chat.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Whatsapp: 85.99147.6829

Veja também